quarta-feira, 8 de maio de 2024

Atlético de Cajazeiras é condenado no TJDF, mas vai recorrer

1, março, 2024

O Atlético de Cajazeiras foi condenado, por unanimidade, pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba a perder 13 pontos no Campeonato Paraibano 2024, devido à escalação irregular do jogador Pedro Bahia. O julgamento aconteceu na tarde de sexta-feira (23), em sessão virtual da 2ª Comissão daquele tribunal.

Os seis membros que estiveram na sessão votaram a favor da condenação do clube cajazeirense, baseados no artigo 214, do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). A sessão julgou uma denúncia feita pelo São Paulo Crystal, devido à escalação do zagueiro nas três primeiras rodadas do Paraibano. Ele houvera sido suspenso por 200 dias pelo Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo, em 2023.

O procurador Alisson Vitalino destacou, no voto dele, que o Atlético de Cajazeiras não teve o cuidado de consultar, oficialmente, o Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo ou a Federação Paulista para saber se o atleta tinha algum tipo de punição. Além disso, disse que o clube não apresentou provas que justificassem a defesa.

A defesa do clube alegou que jogador veio de uma transferência internacional – da Finlândia – e de que o atleta não estava vinculado à Federação Paulista de Futebol. O clube também alegou que não sabia da punição, porque tinha um documento de Nada Consta do TJDF-PB e da Federação Paraibana de Futebol.

Recurso óbvio

A equipe de Cajazeiras divulgou uma nota, afirmando que é inocente e ingressará com recurso da decisão do TJDF-PB. Eis a nota:

O Atlético Cajazeirense de Desportos informa que vai recorrer da decisão do Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba TJDF-PB, que julgou nesta sexta-feira (23/02) a denúncia sobre a condição do atleta Pedro Ivo Rezende (Pedro Bahia) na disputa do Campeonato Paraibano de Futebol 2024 – 1º Divisão. O Clube aguarda apenas a publicação oficial do Acórdão para acionar o recurso.

O departamento jurídico do Trovão Azul acompanhou o julgamento e esteve representado na sessão pelo advogado Osvaldo Sestário.

O Clube reitera a inocência no caso em questão e deixa claro que irá buscar todos os meios legais para reverter a decisão proferida.

O que gerou a condenação

Quando ainda atuava pelo Fernandópolis, pela 2ª Divisão do Paulistão de 2023, Pedro Bahia foi condenado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do estado de São Paulo, por se envolver em casos de manipulação de resultados. Ele foi suspenso por 200 dias, além de pagar uma multa R$ 5 mil.

Após a denúncia, o atleta foi desligado do clube.