quinta-feira, 25 de julho de 2024

Barra do Graú, no Litoral Sul da Paraíba

23, maio, 2024

O litoral paraibano abusa de cenários belos e, muitos deles, com aparência de intocados, como é o caso da Barra do Graú, no Litoral Sul, que já foi de exclusivo desfrute indígena. A maravilha fica em Pitimbu, dividindo glórias com o Conde (já que vizinha de Tambaba) ambos de muita história na geografia humana estadual, e altamente beneficiados pela natureza. Portanto, no limite entre os dois municípios é onde o rio Graú (com percurso restrito à região) doa à Paraíba essa praia fantástica e quase selvagem.

Chegar à Barra do Graú não é tarefa das mais fáceis. Em determinadas épocas do ano – no inverno, basicamente – os caminhos até a praia somente podem ser feitos à base de veículos tipo 4X4. O resto pode ficar pelo caminho, na mata. O visitante deve carregar o que comer e o que beber pois as ofertas gastronômicas são muito raras. Porém, há uma pousada, com direito a área de acampamento, que pode bem servir aos mais apaixonados pela natureza, dispostos a pernoitar.

Importante anotar que a Barra do Graú faz parte da Área de Proteção Ambiental de Tambaba. Isso porque existe uma generosa faixa de Mata Atlântica ao redor da desembocadura do rio que carece de ser defendida dos predadores. Tudo Isso faz da Barra do Graú um local especial, do ponto de vista da luta pela preservação do meio ambiente. O local se torna ainda mais atrativo em função da garantia de condições favoráveis de limpeza da praia, beleza e tranquilidade. Segundo informações, há programas de visita à Barra do Graú a partir de pousadas e hotéis do Conde, localizadas nas praias de Coqueirinho, Jacumã, Carapibus e Tabatinga.

Assim, Barra do Graú está mais no roteiro do turismo condense. Visitar a Barra do Graú é se permitir um encontro com a natureza em sua forma mais pura e preservada. É lugar para os que buscam paz, tranquilidade e um cenário de beleza incomparável. Faz bem ao espírito conhecer esse paraíso escondido, onde a preservação ambiental e a beleza natural se encontram em perfeita harmonia.

(A imagem foi captada a partir de vídeo, feito a partir de drone, postado no YouTube por frequentadores)