sexta-feira, 25 de abril de 2025

Bia Urquiza é um dos rostos da nova geração do beach tennis brasileiro

4, outubro, 2022

Também conhecida como new generation, a nova geração do beach tennis contempla atletas das categorias juvenis. Bia Urquiza tem 14 anos e entrou em contato com o esporte há um ano e meio. Começou a ter aulas em seu condomínio com o professor Rafael Guimarães. Após um mês, Rafael sugeriu que procurasse um clube para que pudesse desenvolver todo seu potencial. Sua percepção foi importante, pois possibilitou o primeiro passo de Bia como atleta de beach tennis.

O professor Thiago Brito deu sequência ao treinamento, e em menos de um mês, Bia iniciava suas aulas com Airton Rodrigues. Para conciliar a rotina de estudos e treinos, Airton assumiu integralmente a responsabilidade pelo treinamento.

A rotina de treinos é puxada, de segunda à sexta, e às vezes aos sábados. São aproximadamente doze treinos por semana, alternando entre treino de bolas, físico e em academia. O treinamento é de alto rendimento, principalmente nas férias escolares já que a disponibilidade de tempo aumenta. A dedicação e o compromisso também se estendem à família. Ellen Urquiza e Nivaldo Montenegro estão sempre ao lado da filha, apoiando, torcendo e claro, sonhando juntos. Toda essa dedicação e compromisso trouxeram resultados expressivos.

Convocada para o treino seletivo em Campinas que determinaria quais atletas juvenis integrariam a equipe do Pan-Americano, Bia recebeu a confirmação de sua convocação pouco tempo depois. Foi o começo de um sonho!

Ponto para nosso Estado:
O Pan-Americano teve início na semana passada, na cidade de Rosário (Argentina). Sua dupla foi a catarinense Isa Tonelle. A final foi contra Ana Miguel e Pietra Baltar (atletas também da Paraíba). O jogo terminou com Bia Urquiza e Isa Tonelle sendo Campeãs da feminina sub 14 e Ana Miguel e Pietra Baltar, Vice-campeãs. Parabéns para as quatro atletas! A Paraíba e o Brasil têm orgulho de vocês!