domingo, 5 de maio de 2024

Biomecânica de nadadores

16, janeiro, 2022

A natação é um esporte fantástico e completo. Envolve vários fatores importantes, tais como, melhora das questões cardio respiratórias, crescimento, disciplina e na própria aptidão física do atleta. Ocorre que, o nadador competidor no nível de alto rendimento precisa dominar as biomecânicas dos nados. Por mais que o nadador tenha disciplina e treine até a exaustão, se ele não tiver o domínio do nado, o ajuste fino do tempo não irá acontecer e frustações podem acontecer de forma rotineira.

Dessa forma, o nadador deve ter ciência que a técnica do nado é fator preponderante no seu desempenho nas piscinas. Para se ter uma avaliação biomecânica de um nadador é necessário conhecer alguns parâmetros de um nadador, tais como velocidade parcial e velocidade média do nado, frequência e comprimento de braçada, ritmo de nado, mensuração de ângulos articulares, entre outras. Por isso os grandes treinadores e atletas devem estarem amparadores por tecnologias que permitam enxergar as falhas dos movimentos submersos para aí sim, o nadador ganhar décimos preciosos numa competição.

Fui de uma época em que para se ter sucesso nas piscinas, precisávamos de horas na piscina realizando treinamentos e repetições. Hoje em 2022 isso não mudou, todavia é fundamental que a biomecânica do nado esteja entre as características e domínio do nadador de alto rendimento. Se não for assim, aquele atleta que mesmo treinando mais, vai se lesionar e terá o encurtamento de seus sonhos na piscina. Importante afirmar que o atleta aprende a nadar desde pequeno, e por isso os professores de escolinhas sejam tão importantes.

É por isso que a natação é um esporte apaixonante, pois você aprende a nadar para ter saúde, segurança para não se afogar dentro d’água, mas nas competições de alto rendimento quem tiver domínio da biomecânica dos nados sai com vários pontos na frente dos outros nadadores. Por isso, os técnicos que acreditam na ciência tem a resposta dos seus nadadores nas piscinas. E os atletas que confiarem nos treinadores que usam esses dados no treinamento terão sucesso nas competições. Essa relação entre a ciência e a rotina dos treinamentos devem andar alinhados para que os objetivos sejam alcançados com maior lastro.

Águas abertas

A equipe da Cabo Branco-AcquaR1 treinou ontem na praia do Cabo Branco. Todos estão motivados para participar da I Etapa – Copa Brasil que será aqui em João Pessoa, nos dias 05 e 06 de fevereiro de 2022.

Calendário Natação

A FEAP em assembleia no dia 08 de janeiro de 2022 aprovou o calendário da natação. Será um ano de muitas competições. Dessa forma, 2022 promete e os nossos atletas devem evoluir com essa rotina de competições.