quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Brincando com a sorte

10, janeiro, 2022

Tem jeito não. A Copa do Nordeste e o Campeonato Paraibano podem acontecer sem torcida nas arquibancadas. O filme é antigo. Valberto Lira, procurador do Ministério Público e membro da Comissão Estadual de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios revelou no fim de semana que os sete estádios que foram colocados à disposição para o calendário de 2022 não estão com laudos em dia, o que não atende as exigências do Estatuto do Torcedor.

Essa novela não tem fim mesmo. Todo ano é a mesma coisa. As ameaças acontecem, mas terminam caindo no esquecimento e a bola rola com os campos liberados com restrições. Até parece que estão esperando por uma tragédia para que as exigências das autoridades sejam atendidas. Por enquanto não se leva muito a sério as recomendações, o que torna perigoso ter torcida nas arquibancadas nos estádios que não oferecem as condições ideais.

É triste esse cenário, mas tem uma ligação direta com a pobreza e com a falta de profissionalismo do futebol paraibano. Quase tudo acontece na base do improviso ou naquela do se colar, colou, como dizia o saudoso publicitário Ernane (Brazil) Ferreira, quando era questionado sobre uma proposta de saída para uma situação difícil. Infelizmente o nosso futebol não é levado a sério e faz um bom tempo.

Agora mesmo entra em cena a possibilidade da realização de jogos nos principais estádios da Paraíba sem torcedor, a partir da Copa do Nordeste. Será que isso vai acontecer mesmo? Tenho certeza que não. Depois das reuniões que se repetem ano a ano, surge aquela história do liberado com restrições. Em 2022 não será diferente. Aí a bola rola e nenhuma providência é tomada, a não ser aquela pintura disfarçada em alguns setores e em alguns campos.

Positivo
A Escolinha de Futebol da Caixa Beneficente dos Oficiais e Praças da Polícia e Bombeiro Militar segue com as suas atividades normalmente. As vagas são limitadas e estão abertas para sócios e não sócios. Os contatos podem ser feitos pelo telefone 9.9981-5263. As aulas são realizadas nas quintas-feiras,a partir das 19h e aos sábados, a partir das 7h.

Negativo
Mais uma decepção. O São Paulo fez valer seu favoritismo e goleou a Desportiva Perilima por 5 a 0, na noite de sábado (8), no Anacleto Campanella, pela segunda rodada da Copa São Paulo. Com o resultado o time paraibano fica de fora da próxima fase da competição, como aconteceu com o Confiança na sexta-feira. Os dois times estão com dois jogos e duas derrotas. Agora vão cumprir a tabela com mais um jogo cada um.

No Foco
O presidente da Associação dos Cronistas Esportivos da Paraíba – Acep-PB – Ailton Cavalcante, trabalha com o objetivo de fortalecer a entidade e ao mesmo tempo colaborar com o crescimento do futebol paraibano. Os obstáculos são muitos, mas Ailton Cavalcanti não perde a cofiança e acredita na mudança de pensamento de alguns cartolas.