domingo, 5 de maio de 2024

Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação

3, julho, 2022

Terminou ontem, o Campeonato Brasileiro de Natação Juvenil de Inverno, realizado no Clube de Regatas Vasco da Gama, na cidade do Rio de Janeiro – RJ. Dois clubes paraibanos participaram da competição. A Villa Parahyba com oito atletas e o Team ECCB-AcquaR1 com um atleta. A participação da equipe juvenil da Paraíba foi discreta, sem nenhum pódio e apenas três finais.

No primeiro dia, a atleta Esthefany Camily, juvenil II, se consagrou com o quarto tempo do Brasil, obtendo 18:32,64 na prova dos 1.500m livre, realizando o melhor resultado na competição pelos atletas paraibanos. O outro destaque da Vila Parahyba, foi a nadadora juvenil I Maria Luiza Aragão, pois a conseguiu obter duas finais. A primeira nos 100m costas, com o tempo de 1:12,91 registrado o oitavo tempo do Brasil. Já nos 200m costas, a atleta conseguiu sua melhor marca, registrando 2:26,55, resultando no quinto melhor tempo do Brasil. As duas atletas conseguiram apresentar bons resultados no Rio de Janeiro.

A Natação é um esporte que os resultados aparecem em médio e longo prazo. Talvez essa geração juvenil da Paraíba tenha ficado no meio dessa transição da melhoria da natação paraibana. Outra análise é que esses atletas tenham sidos os que mais sofreram com a pandemia e falta de provas competitivas. A natação é um esporte que dificilmente uma zebra ganha e ela não perdoa nas piscinas.

Se não chegarmos com uma equipe redonda nos treinos e nas principais provas, e como o Brasileiro o nível é altíssimo, os resultados não vão aparecer. É preciso refletir sobre os resultados da equipe juvenil da Paraíba, pois deixou a desejar, assim como o Brasil no Mundial de Natação.

Mundial de Natação

78% das desclassificações no Mundial de Natação foram no nado peito. O var implacável com o nado peito em Budapeste. Nosso melhor nadador João Gomes Júnior foi desclassificado na semifinal dos 50m peito no mundial com um erro visto pelas filmagens submersas.

Campeonato Brasileiro Júnior

O Team ECCB-AcquaR1 vai firme para o Brasileiro Junior na cidade de Salvador-BA. Daniel Azevedo, Guilherme Ayres e Julia Maria são uma das esperanças de medalhas para Paraíba. Agora é só esperar os resultados acontecerem.