quarta-feira, 8 de maio de 2024

Campeonato paraibano da 3ª divisão: regulamento

4, novembro, 2022

O campeonato paraibano da terceira divisão (2022) deve ter começado ontem. Digo deve, porque até ofechamento da coluna (fecha na quinta-feira) estava havendo um imbróglio, em relação aos estádios-sede. A seguir, os pontos mais importantes do regulamento:

O campeonato será regido por dois regulamentos mutuamente complementares:
a) Regulamento Específico da Competição (REC), que considera o sistema de disputa e outras matérias específicas e vinculadas a esta competição;
b) Regulamento Geral das Competições (RGC) da CBF, que trata das matérias comuns aplicáveis a todas as competições sob a coordenação da CBF com aplicações, neste caso ao Campeonato Paraibano.
Será disputado com quatro equipes: Esporte Clube de Patos, Miramar Esporte Clube, Internacional Esporte Clube e Pombal Esporte Clube.

Fórmula de disputa

Em caso de empate entre os clubes, nos pontos ganhos, nessa Fase, o desempate, para efeito de colocação, será definido observando-se os seguintes critérios, nesta ordem:

1º) maior número de vitórias; 2º) maior saldo de gols;
3º) maior número de gols pró;
4°) menor número de cartões vermelhos recebidos; 5°) menor número de cartões amarelos recebidos; 6º) sorteio.
§ 2º – O clube que faltar a partida programada na tabela perderá por W x O (3 x 0) para efeito de contagem de saldo de gols, e será punido com a exclusão do campeonato; como também, receberá uma punição administrativa de 02 (dois) anos sem participar do Campeonato paraibano da 3ª divisão, exceto em caso fortuito ou força maior.

Obviamente, serão declarados campeão e vice, respectivamente, primeiro e segundo lugares, assegurando, ambos, vaga para a 2ª divisão.
Em caso de desistência, “subirá” a melhor equipe imediatamente classificada.