sexta-feira, 19 de abril de 2024
thumb

Características regionais dos atletas brasileiros que estão disputando os Jogos Olímpicos

25, julho, 2021

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, entre os 301 atletas que compõem a delegação do Brasil em Tóquio, somente três são nascidos na região norte do país. Lucas Mazzo, da marcha atlética, e Rogério Moraes Ferreira, do handebol, são paraenses. Já o nadador roraimense Luiz Altamir está classificado para o revezamento 4 x 200 metros livre.
Na outra ponta, o Sudeste, a região com mais integrantes, reúne 182 competidores, 108 dos quais do estado de São Paulo. O Rio de Janeiro, por sua vez, tem 49 atletas, Minas Gerais, 20, e o Espírito Santo, 5.

Assim, a região mais populosa do país, onde vivem 42% dos brasileiros, concentra 60% da delegação olímpica. A região Norte, composta por Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, por outro lado, detém 8% da população do país, mas não forma nem 1% da equipe brasileira em Tóquio.
Há, inclusive, mais atletas que nasceram em outros países e se naturalizaram brasileiros do que nortistas. São nove os que competem dessa forma pelo Brasil

Ainda em termos de população, o Centro-Oeste reúne 7% da população do país. A região que reúne os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal, no entanto, contabiliza 14 atletas classificados à Olimpíada de Tóquio, ou 4,65% da delegação olímpica.

Outra discrepância é em relação ao Nordeste. Apesar de ter o dobro de habitantes da região Sul (14%), a segunda área mais populosa do país (28%) quase empata no número de competidores em Tóquio —são 45 nordestinos e 48 sulistas no megaevento esportivo.

PARAIBANOS NO FUTEBOL

Um dado interessante pode ser extraído da seleção brasileira de futebol masculino. Dos 11 titulares que golearam a Alemanha na última quinta-feira, dois nasceram na Paraíba: o goleiro Santos e o atacante Matheus Cunha. A seleção, que neste domingo enfrenta a Costa do Marfim, é formada ainda por 4 paulistas, 2 cariocas 1 pernambucano, 1 baiano e um capixaba. São eles:
Santos – Cabaceiras-PB
Daniel Alves – Juazeiro-BA
Diego Carlos – Barra Bonita-SP
Nino – Recife-PE
Guilherme Arana – São Paulo-SP
Bruno Guimarães – Rio de Janeiro-RJ
Douglas Luiz – Rio de Janeiro-RJ
Claudinho – Guarulhos-SP
Antony – Osasco-SP
Richarlison – Nova Venécia-ES
Matheus Cunha – João Pessoa-PB