O futebol paraibano ganhou – e muito – com a volta, em 2025, dos clássicos Esporte x Nacional e Auto Esporte x Botafogo. Mas seria ingênuo pensar que vamos ter, a curto prazo, o brilho, a rivalidade e os públicos em estádio que caracterizaram o passado.
Sabemos que até mesmo pela própria estrutura, Botafogo e Nacional têm muito mais recursos e vão investir em elencos bastante superiores aos de Esporte e Auto Esporte. Isso não quer dizer que no confronto direto as coisas sejam fáceis para o alvinegro e o alviverde. Como diz o ditado: “clássico é clássico”. E eu já vi situações em que o Esporte estava na pior e goleou um Nacional todo poderoso; o mesmo já ocorreu entre Auto Esporte e Botafogo.
Mas acho que, em 2025, especificamente, o Botafogo tem luta garantida pelo título; o Nacional ficará em boa colocação e Esporte e Auto devem se dar por felizes caso se mantenham na primeira divisão.
A desvalorização de Neymer
Em maio de 2012, quando defendia o Santos, Neymar valia 30 milhões de euros.
Pois segundo avaliação do site alemão Transfermarkt, especializado em fazer avalição de mercado de jogadores de futebol, o atacante do Al Hilal da Arábia Saudita está avaliado, hoje, nesse mesmo valor, o que equivale a 185 milhões de reais.
No Ranking dos 30 jogadores brasileiros mais valiosos ele ocupa a 25ª posição.
Na verdade, a desvalorização de Neymar não se deu apenas em termos de capital.
Parado por muito tempo, voltou a atuar na semana passada, depois de um ano em recuperação de lesão no joelho e, com 32 anos, já deu o que tinha de dar.
O meu medo é que, no fim de carreira (ele ainda não admite, mas tudo indica que sim) é que o Flamengo invente de contratá-lo, a peso de ouro. Aliás, o Flamengo é “craque” em trazer jogadores que não têm mais o que dar.
Paraibano da 3ª divisão
Já foram definidos os participantes e o regulamento do Campeonato Paraibano da 3ª divisão. A reunião contou com a presença de representantes dos 5 clubes: Santos, Inter -Santa Rita, Femar, Cruzeiro de Itaporanga e Serrano.
O início da competição está previsto para 18 de novembro de 2024.
A fórmula de disputa é a de turno único, usando-se o critério de pontos corridos. Os dois primeiros colocados sobem para a 2ª divisão e disputam a final.