domingo, 5 de maio de 2024

Como se manter no Topo?

7, agosto, 2022

É nítida a evolução da natação paraibana ao longo dos últimos anos. Claramente isso foi percebido com os resultados do primeiro semestre de 2022, no Brasileiros de Inverno e no Campeonato Norte-Nordeste Interfederativo Milton Medeiros. Mesmo assim a Paraíba não atingiu o topo da pirâmide da natação do Norte-Nordeste, todavia caminha em passos largos pra isso.

Quais reflexões podemos concluir e quais as características dos nadadores paraibanos? Nossa seleção paraibana é mais grupo do que individual, pois apesar de termos três atletas que ganharam o Troféu Eficiência, a pontuação da nossa seleção caminhou com pontuação muito próximas entre atletas. A seleção pernambucana e baiana possuem atletas puxadores de medalhas como Beatriz Bezerra e Carol Rodrigues por Pernambuco, além Guilherme Caribé e Celine Bispo, pela Bahia. Nossa melhor atleta foi a infantil Giovana Campos, ficando na oitava colocação geral do Campeonato, seguida de Daniel Azevedo e de vários outros.

Claramente a natação paraibana vem crescendo nas categorias infantil e juvenil. Das 25 medalhas de ouro conquistadas, a grande maioria veio das categorias infantil e juvenil, sendo distribuídas tanto pela Vila Olímpica Parahyba como pelo Team ECCB-AcquaR1. Maria Layza, Maria Luiza, Esthefany Camily, Levi Oliveira, Maria Dionila e Ana Beatriz Serafim conquistaram duas medalhas de ouro cada, e todos treinam nas piscinas do Bairro dos Estados, apresentando o bom trabalho do técnico Leandro. Por isso eu argumento que temos um grupo de nadadores com bom nível e isso não pode ser perdido.

A FEAP precisa olhar e prestigiar as categorias mirim e petiz, ou mais além, olhar as categorias mini-mirim e pré-mirim, e difundir o esporte de base por toda a Paraíba. O nosso Estado precisa descentralizar a Vila Olímpica do Bairro dos Estados e espalhar polos no interior do Estado, com professores capacitados. Quem duvida que Guarabira, Cajazeiras, Patos, Sousa e Itaporanga não possuem grandes nadadores? Tempos atrás Guarabira fez um trabalho com o técnico Leo Palmeira e saiu um grande talento de lá.

Esse projeto tem que ser prioridade no Governo do Estado, pois a Paraíba precisa ser um polo da natação do Brasil. Essa estrutura precisa ser rapidamente montada, pois os resultados da natação só acontecem de médio e longo prazo. E quanto mais adiarmos, mas difícil será disputar com as principais estruturas do Brasil e atingir o topo tão almejado.

Campeonato Paraibano
A FEAP – Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba realizará nos dias 27 e 28 de agosto, na Vila Olímpica Parahyba, o Campeonato Paraibano Absoluto de Natação. Todos os atletas e técnicos já pensam no segundo semestre e o início será com essa competição. Bom treino a todos.

Jogos da Amizade
A natação do Colégio Motiva virá forte para o torneio de natação. O colégio conta com vários nadadores de ponta do estado. Giovana Campos, Sofia Gomes, Miguel Leal, Júlia Sousa, Nicolas Loures e Arthur Leal têm presença confirmada nas competições que acontecerão na cidade de João Pessoa, neste mês de agosto.