sexta-feira, 25 de abril de 2025

Competição versus beach tennis

23, agosto, 2022

A competição é positiva para o ser humano. Desafiar-se, sair da zona de conforto, gera evolução não apenas como atleta, mas também como indivíduo. O que prevalece em muitos casos quando assistimos aos jogos de beach tennis, é a superação dos próprios limites. Para quem já está familiarizado com o esporte, um torneio dura dias, e se um atleta joga em duas ou três categorias, serão vários jogos por dia.

Ser competitivo é fundamental para atingir o objetivo final. As pessoas se divertem, mas é claro que também querem ganhar. Quem joga beach tennis e não tem uma “veia” competitiva, está no esporte errado. Dentro de quadra não existe existe o sentimento de “tanto faz”. Esta indiferença não faz parte do universo do BT. Quem entra em quadra, tem ambição de vencer o jogo.

No entanto, precisamos prestar atenção em alguns detalhes que podem transformar uma competição positiva em algo nocivo. O primeiro deles é que todos possuem um limite físico. O corpo vai dando sinais, e muitas vezes tendemos a negligenciar. O impacto final pode ser uma lesão séria. Além disso, a competição também estimula um estresse emocional, que deve ser direcionado para atitudes esportivas: força de vontade, garra, persistência, trabalho em equipe, percepção para mudar a estratégia do jogo, adaptar-se às condições não favoráveis: excesso de vento, calor, chuva, entre outros. Ou seja, preparo mental é tão importante e necessário, quanto o físico.

Algumas pessoas possuem maior dificuldade em lidar com a frustração, no entanto, perder faz parte. Ressalta-se aqui, que há amantes do beach tennis que não gostam da ideia de competir em torneios, limitando-se aos plays.
Na quinta-feira passada teve início a IV Etapa do Circuito Paraibano de Beach Tennis. O evento ocorreu num clube da cidade de João Pessoa. Esta etapa foi importante, pois determina, de forma definitiva, a convocação da delegação do estado da Paraíba para a Copa das Federações. Apesar de ter ocorrido uma pré-convocação, a lista oficial com os nomes dos convocados até o momento que este texto foi finalizado, não havia sido divulgada.

Foi bom

Domingo encerrou-se a participação na Copa das Federações de Tênis de Cadeira de Rodas, realizada em São Paulo. O estado da Paraíba garantiu o 5° lugar. As cadeiras de rodas foram reformadas pela nova gestão da Federação Paraibana de Tênis.