Entrevista com Layla Santiago
Uma das competições mais aguardadas está começando amanhã (12 de outubro). A Copa das Federações de Beach Tennis reúne atletas de todo país numa disputa entre delegações. A Paraíba está chegando em Florianópolis, mais precisamente na Maniacs Arena.
Uma das atletas que estará presente na competição é Layla Santiago. Jogando na categoria profissional há quase um ano, atuando como professora de beach tennis há dois, Layla está na posição 158ª do ranking mundial. Formada em Psicologia pela UFPB, a atleta faz mestrado em Psicologia Esportiva. Layla que auxiliou a Federação Paraibana de Tênis durante os treinos preparatórios, respondeu algumas perguntas.
Qual é o papel do técnico?
O técnico direciona as estratégias que serão colocadas em prática durante os jogos. Além do planejamento de jogadas, também corrige erros e tem uma função importante que é transmitir segurança. Em competições, um bom técnico passa a ter papel fundamental para a dupla.
O que é avaliado durante os treinos?
Os técnicos avaliam a disposição do atleta para treinar. O comportamento e a conduta dentro de quadra, fairplay, se o atleta é ouvinte (seguir as orientações). Também são fundamentais: o entrosamento entre a dupla, o desempenho em quadra e como o atleta lida e se comunica com o parceiro. Segundo Layla, o desempenho também é avaliado na feminina, na masculina e na mista. Ou seja, um atleta que joga bem a masculina, não necessariamente fará o mesmo na mista.
Qual critério é mais importante para determinar qual dupla entrará em quadra?
Durante a fase de treinamento, os técnicos tem uma determinada percepção, e nem sempre esta percepção se mantém quando a competição começa. Para Layla, o critério mais importante para escolher uma dupla é que ela se complete e se mantenha entrosada dentro de quadra. Outra possibilidade é se forem atletas mais completos. O ideal é sempre observar qual Estado será enfrentado, ver o histórico da dupla, e a partir daí, selecionar quais jogadores da equipe terão melhor desempenho.
Acredita que uma equipe/atleta deveria investir em um Psicólogo especializado na área esportiva?
Com certeza! Alguns atletas sentem a pressão e “travam” em quadra. A torcida contra pode afetar os jogadores. É importante trabalhar com as frustrações passíveis ao esporte, e/ou ansiedade. O cuidado do psicólogo também deve estar no técnico que assume a responsabilidade por escolher determinado atleta ou dupla. Caso sua escolha não seja bem sucedida, pode existir um sentimento de culpa.
A Paraíba tem boas chances?
Estamos indo com um time bem forte. Convocações do Pan-Americano e o 17º melhor atleta do mundo que é o Airton Rodrigues. Portanto, temos chances de obter excelentes resultados.
Agora é só aguardar o sorteio dos jogos que acontecerá às 19:00.
Estamos na torcida!