O técnico Gerson Gusmão tem todo o direito de dizer que o Botafogo-PB não tem a obrigação de fazer o dever de casa nesse jogo contra o Santa Cruz-PE, mas o torcedor por mais leigo que seja sabe que o pensamento dele está equivocado. Quem conhece a realidade da Série C do Campeonato Brasileiro, sabe que quem joga em casa tem a obrigação de vencer, e numa de suas entrevistas Gerson Gusmão também já concordou com essa exigência que é real.
Até agora não entendi o motivo que fez Gerson Gusmão afirmar na sua última entrevista coletiva que tanto faz enfrentar o Santa Cruz-PE, como o líder da Série C, que as dificuldades serão as mesmas e sem essa obrigação de vencer, pois pode acontecer um resultado inesperado. Também acho. Mas no momento atual, todo mundo sabe que o time pernambucano não vem bem, e perder pontos contra ele em casa, vai ser um prejuízo e grande.
Acredito que o melhor para Gerson Gusmão é mostrar para o elenco do Botafogo-PB que a obrigação é vencer mesmo. Se o time perder para o Santa Cruz-PE em casa o bicho vai pegar, pois essa oscilação dentro do G-4 pode deixar de existir ao término da rodada. Portanto, o Belo tem que enxergar esse confronto de hoje como uma obrigação sim, de fazer o dever de casa e bem feito.
Agora se acontecer o resultado adverso, Gerson Gusmão não pode e nem deve encarar com naturalidade. Sei que no futebol tudo é possível, mas o Botafogo-PB vive um melhor momento que o Santa Cruz-PE, dentro e fora de campo. Por isso mesmo precisa valer o seu potencial de momento e conquistar três pontos no Almeidão. Caso contrário, o torcedor não vai gostar.
Positivo
Nota dez para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Sem nudez e exageros, mas acima de tudo com muita disciplina, e muito respeito ao momento de pandemia, principalmente para as famílas que perderam seus entes queridos. Foi muito emocionante. O cenário também mostrou que ainda existe esperança por um mundo melhor, respeitando vidas e a ciência.
Negativo
Um pouco fora do contexto da cerimônia de abertura, a entrada dos argentinos contou com uma comemoração desnecessária para o clima atual de pandemia que entristece o mundo. Mas aconteceu e por pouco tempo. Ainda bem. O problema agora é que o comentário ganha força, pedindo a suspensão do evento por conta dos casos de contaminação que surgem a cada dia. Antes da abertura teve manifestação contra os Jogos.
No Foco
A nadadora Giovana Campos entra hoje no seu último dia de disputas do Campeonato Brasileiro de Natação de Inverno, em Belo Horizonte. Patrocinada pelo Sindalcool, ela faz planos para representar bem a natação paraibana na sua primeira participação numa competição desse nível.