quarta-feira, 1 de maio de 2024
thumb

É cedo para falar de Matemática, mas o Galo já aparece com 63% de chances de ser campeão

22, agosto, 2021

Na semana passada, a vitória do Atletico no confronto direto com o Palmeiras, pôs o time mineiro matematicamente como o favorito à conquista do Brasileirão. Os cálculos são do site ‘Infobola’, com o Galo na frente (63% de chances de ser campeão). Ainda não estão computados os jogos de ontem, pela 17ª rodada.


Evidentemente que ainda é muito cedo para arriscar prognósticos. O Brasileirão ainda nem virou do primeiro para o segundo turno. E também é importante destacar que o Flamengo, atual campeão, tem 2 jogos a menos e – embora apareça com apenas 9% de chances –  é um time que todos temem e respeitam. O problema é que está 10 pontos atrás do líder.


Aguardemos, pois, o desenrolar dos acontecimentos. Aguardemos sobretudo o novo confronto direto entre Flamengo e Atlético, dia 30 de outubro, desta vez no Maracanã. Recorde-se que, no primeiro turno, o Galo ganhou de 2×1, no Mineirão.

REBAIXAMENTO
Do outro lado da tabela, o ‘Infobola’ ainda não calcula percentualmente quem pode cair, mas deixa bastante claro que Chapecoense, Cuiabá, América-MG  e (acreditem!) Grêmio correm sérios riscos de jogar a Série B de 2022.
Existe um número-chave almejado por todos os torcedores de times ameaçados quando começa o Campeonato Brasileiro: 45 pontos. Teoricamente, com essa pontuação, as equipes já podem se considerar livres do rebaixamento para a Série B.


O Grêmio, por exemplo, ganhou somente  10 pontos dos 42 disputados (também tem 2 jogos a menos), com aproveitamento de apenas 23,8%. Restam-lhes portanto 24 jogos. Será que consegue chegar aos 45 pontos para evitar a degola?