A natação é um esporte teoricamente com atletas individuais. Existem nadadores de provas rápidas, meio fundo e fundistas. Existem atletas mais novos e outros bem experientes. Neste sentido, é possível existir equipes de natação, num esporte bem individual? Sim.
A resposta deve ser sim, sempre. Estar numa equipe de alto rendimento, principalmente os mais jovens é sempre importante. Olhar o treino do outro, vivenciar as dicas do outro, se orgulhar da evolução do outro, tentar ganhar do outro, é muito importante para a evolução de qualquer nadador.
Está num projeto de natação coletivo é muito importante na evolução do nadador, quando se tem metas e uma equipe unida. Essa união deve ser impulsionada pelo treinador ou gerente da equipe de alto rendimento. Treinar sozinho pode ser uma saída para alguns, mas treinar em equipe normalmente motiva mais, na estatística.
A natação da Paraíba hoje possui a Vila Parahyba e o clube dos Oficiais como as principais do estado, mas isso é muito pouco. O SESI – PB e os Campeões do Amanhã vem crescendo, mas deveríamos ter mais clubes. Lamentavelmente, o Cabo Branco perdeu o rumo da competição. AABB também faz falta e a APCEF, também poderia dar o ar de sua graça. Precisamos ter mais equipes de natação. É salutar, é importante e imprescindível para a evolução do esporte, e na carreira de qualquer nadador.
FEAP – PB
O novo presidente da Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba precisa entender da necessidade de novos clubes entrarem na operação do esporte competitivo. A interiorização também deve ser uma prioridade para o esporte. Fica a dica.
Calendário 2025
As equipes, treinadores e nadadores esperam ansiosos pelo calendário de competições da CBDA. A partir daí, as competições do Paraibano serão formatadas, e todas as outras. Torcer para que o ano de 2025 seja bom para a natação da Paraíba.