terça-feira, 7 de maio de 2024

Esperando por mudanças

1, janeiro, 2022

Essa falta de apoio ao esporte de forma mais expressiva e que possibilite um crescimento em novas conquistas parece uma novela sem fim. Estou bem próximo dos 40 anos no jornalismo esportivo e as mudanças têm sido acanhadas, levando em consideração o surgimento de grandes talentos em diversas modalidades e a abertura de novos espaços para a prática esportiva.

Melhorou nos últimos anos com o surgimento de empresas patrocinando algumas modalidades, e a implantação de programas do Governo do Estado que favorecem alguns atletas que se destacam em suas modalidades com resultados nacionais e internacionais. Mas ainda falta muito, levando em consideração que os centros avançados têm políticas públicas para o esporte bem definidas e que refletem em bons resultados.

Passei pelas duas secretarias de esportes – municipal e estadual – e vi o quanto é difícil para o técnico, o atleta e quem realiza eventos conseguir um apoio significativo. As vezes o secretário tem a maior vontade de ajudar, mas esbarra nas canetas do prefeito ou do governador. Aí o que acontece? Tem secretário que cruzas os braços e faz de conta que trabalha para receber um bom salário. Outros insistem na apresentação de projetos e de buscas de melhorias para a cidade ou estado, mas as vezes se cansam de tantas negativas.

Mas estamos começando um novo ano. Vamos esperar que o jeito de ser das secretarias mudem de perfil. Afinal de contas, talentos a Paraíba tem de sobra em diversas cidades e em quase todas das modalidades. Só falta aquele apoio significativo e práticas mais justas para oferecer o patrocínio para quem tem resultados verdadeiros. Que venha 2022 com muita luz para o esporte paraibano.

Positivo
A Escolinha de Futebol da Caixa Beneficente dos Oficiais e Praças da Polícia e Bombeiro Militar segue com as suas atividades. As vagas são limitadas e estão abertas para sócios e não sócios. Os contatos podem ser feitos pelo telefone 9.9981-5263. As aulas são realizadas nas quintas-feiras,a partir das 19h e aos sábados, a partir das 7h.

Negativo
Faltando pouco mais de um mês para o Campeonato Paraibano, ainda tem time que ainda não definiu nem a metade do elenco. Isso mostra o amadorismo que toma conta do futebol profissional da Paraíba e faz tempo. Muitos estão inscritos apenas para participar e brigar para não cair. O filme é antigo e o final é quase o mesmo. Choro e vela.

No Foco
E na primeira página do ano, a minha gratidão e o meu reconhecimento ao jornalista e grande profssional na área de editoração eletrônica, Paulo Maia que já trabalhou ao lado de grandes nomes do jornalismo paraibano. Estamos completando dois anos com essa página circulando o mundo todo, com o empenho e a criatividade de Paulo Maia. Estamos juntos, de novo, com os colegas colaboradores, para os próximos desafios que o jornalismo nos oferece.