quinta-feira, 25 de abril de 2024

Estamos mal no surfe mundial

25, setembro, 2021

Não precisa se assustar, nosso 3x campeão mundial Gabriel Medina e seu vice em 2021 Filipe Toledo foram à Vegas mas não ficaram em Vegas e estarão firmes e fortes, a exemplo do campeão olímpico Ítalo Ferreira, na abertura do tour mundial em janeiro na icônica e havaiana Pipeline ao lado de outros seletos compatriotas.

Entre eles a única brasileira e vice campeã na divisão de elite WSL Tatiana Weston Webb, a Tati, que em 2021 só perdeu para a penta Carissa Moore.

Carissa, ouro americano em Tóquio, é do Havaí e já em 2004 estava no Taiti disputando o Mundial Júnior da International Surfing Association (ISA) até mais precocemente do que a na ocasião mais bem colocada Diana Cristina de Souza, a Tininha, que voltou para Baia da Traição com um quinto lugar.

Tininha na ocasião virou amiga de Carissa que inclusive a presenteou com adesivos onde escreveu “You are so good !”, o que a paraibana confirmou com grandes resultados nos anos seguintes.

A premiação igual no circuito nacional da CBSurf, a Sub 14 delas no campeonato de base, são conquistas a festejar.
Mas é revelador da falta de espaço do surfe feminino ver a ausência de brasileiras no classificatório US Open, primeiro da nova categoria Challenger e que termina hoje (25) ou amanhã na Califórnia.
A torcida no momento fica para a luso brasileira Carolina Mendes, a Carol Fernandes que ao representar Portugal reforça que no nosso surfe feminino está ainda muito mal.

SurflashSurflashSurflashSurflash

()Fechou definitivamente o Instituto Gabriel Medina que abrigava atletas até 16 anos com suporte inclusive a aqueles integrantes que eram escalados a representarem São Paulo no Brasileiro de base.
O terreno que abrigava o IGM pertence a Simone Medina, mãe do tricampeão e que o presidia.

() Integrante do “cast” da IF15 do campeão Ítalo Ferreira, Arthur Villar venceu Sub 10 e 12 na abertura do Cearense na Taíba.
Outros destaques foram Nalanda Carvalho terceira na disputa com profissionais e a dupla Ana Luiza e Kauã Hanson que faturou a Sub 18.

()Se na temporada 1999 Alexandre Palitot abriu a temporada estadual incluindo um brasileiro com dez mil reais de premiação este ano foi a vez da gestão de Carlito Palmeira ter feito a sua de mesmo valor. Esse fim de semana Intermares, Cabedelo, recebe a primeira sequência do Paraibano mas sem a atraente disputa profissional.