quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Etiene Medeiros volta ao alto rendimento

18, janeiro, 2026

O SESI – SP anunciou o retorno de Etiene Medeiros e passa a acompanhar um novo capítulo da trajetória de uma das principais nadadoras do país. Após uma pausa de quase três anos nas competições e o nascimento do filho Kaleu, a atleta voltou à instituição onde permaneceu por dez anos e construiu a fase mais consistente de sua carreira. Aos 34 anos, Etiene retomou a rotina de treinos com foco na disputa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

Etiene disputou duas edições dos Jogos Olímpicos, no Rio 2016 e em Tóquio 2020, na prova dos 50m livre, sem muita repercussão. Agora, mira Los Angeles 2028 com foco principal nos 50m costas, prova na qual foi campeã mundial em 2017 e que passa a integrar o programa olímpico, ampliando as possibilidades para a nadadora brasileira.

Etiene deve mexer no tabuleiro da natação brasileira, carente de melhores resultados, principalmente no que tange olimpíadas. Atleta que influenciou diversas nadadoras da nova geração, principalmente as nascidas no Nordeste, tais como Beatriz Bezerra, Carolina Rodrigues, Celine Bispo, Giovana Campos e Stephanny Amorim, terá que disputar palmo a palmo com as nadadoras de menos idade.

Não será fácil para Etiene Medeiros, mas uma coisa ficou clara nesse novo projeto dela e do SESI – SP, coragem não faltou. Ela sempre dominou a prova dos 50m costas, mas nunca teve chances de nadar no programa olímpico. Vamos aguardar e ver o que vai acontecer. Cenas para os próximos capítulos da natação.

Carência na natação feminina
A natação brasileira historicamente sempre foi carente de nadadoras femininas de alto rendimento. Nomes como Cesar Cielo, Gustavo Borges, Fernado Scherer, Bruno Fratos, Guilherme Costa, Fernando Scheffer, Ricardo Prado e atualmente Guilherme Caribé assumiram os holofotes da natação, mas todos são do masculino. A CBDA precisa enxergar o que precisa fazer.

COPM
O Clube dos Oficiais está em plena preparação, na sua pré-temperada sob os treinamentos do Coach Stephano Vieira. Treinando a pleno vapor, estão os nadadores João Gabriel, Giovana Campos, Tiffany Farias, Ana Clara Menezes, Larissa Vidal e Stephanny Camile.