domingo, 5 de maio de 2024

Foi um bom ano para nossa natação

11, dezembro, 2022

Temos sim, que comemorar o ano de 2022, mas podemos continuar evoluindo, pois temos muita gordura pra queimar. A natação da Paraíba vira destaque em diversas categorias, e em muitas vezes, enfrentou de igual para igual os melhores atletas e clubes do Brasil.

Começando pelo Infantil, não podemos deixar de agradecer a Giovana Campos pela prata, nos 200m borboleta, no Brasileiro de Belém-PA e suas três finais na categoria. Por isso João Gabriel, Infantil I, com suas três finais, também merece ser mencionado, além do mais que bateu na trave na prova dos 100m livre. Não podemos nos esquecer de Levi Diniz, infantil II, que conseguiu o oitavo tempo nos 1.500m livre, mantendo a tradição da Paraíba nas provas de fundo.

Já no Brasileiro Juvenil, as nadadoras do Grêmio Vila Parahyba mantiveram nossa natação, na vitrine do sucesso. Isabela Garcia, conquistou o 5° lugar, também nos 1.500m livre e Maria Luiza conquistou o 7° lugar nos 200m costas. Lembrando que Esthefany Camily, destaque da equipe, adoeceu na Bolívia e teve seu final de ano prejudicado. No Brasileiro Junior e Sênior, apenas Daniel Azevedo conseguiu destaque. Ele conquistou o bronze, na prova dos 100m costas e uma final nos 200m medley.

Mesmo com todos esses bons resultados, o fim do ano dos nossos nadadores poderia ter sido muito melhor, pois temos muitos atletas bons e com as características de vencedores. Talvez, o conturbado fim de ano com diversos campeonatos tenha evitado, inclusive a participação de alguns atletas nas principais provas do Brasil. Nossos treinadores precisam estruturar as equipes para suportar esse fim de ano cheio de competições. Em 2023, a Feap precisa ser ouvida na CBDA e distribuir as principais provas de forma, que fique mais suave para nossos atletas. Que venha 2023.

Troféu José Finkel
Lembramos que o Troféu Brasil de Natação, principal prova do Brasil, realizado na cidade de Recife teve a participação de quatro nadadores da Paraíba. Foram eles: Daniel Azevedo, Esthefany Camily, Gabriel Dantas e a novata Giovana Campos, que por muito pouco não pegou a final B da competição.

Copa Pacifico
Pela Primeira vez, a Paraíba levou sete atletas para representar o Brasil. Foram eles: Daniel Azevedo, Kayan Negrão, Miguel Leal, Sofia Gomes, Júlia Maria, Stefany Camily e Giovana Campos. Além disso, o técnico Stefano Vieira também foi convocado, provando o valor atual da nossa natação.