Quinta, 28, Outubro, 2021

Habemus piscina, de ondas

9, outubro, 2021

Cada vez menores na idade dos participantes são as disputas de surfe no Brasil e assim mais talentos surgem.

Investimento inicial dos pais, depois de apoiadores locais, a seguir nacionais e por fim (quando muito) mundiais, essa tem sido a fórmula vencedora replicada.

E foi a nova geração quem estreou disputas em piscina de ondas artificiais no Brasil na quarta e quinta-feira passadas no Condomínio Praia da Grama em Itupeva, interior Paulista, disputa que, também pelo formato e horário definido, atraiu até transmissão de canal por assinatura.

O evento até 16 anos contou ao fim com o maior nome que, ao longo de duas dezenas de edições, já passou por ele, Gabriel Medina, que surfou com os jovens campeões do segundo dia.

O maior destaque do evento foi a catarinense Bela Nalu, filha do catarinense Everaldo “Pato” Teixeira, que venceu na Sub 14 e Sub 16 delas vindo da Indonésia e assim já vencendo a prova da distância e de viajar sozinha sem a companhia dos pais.

A vitória foi emblemática pois Nalu quebrou na categoria “menos nova” a hegemonia da paulista tri campeã Sophia Medina, que veio de Portugal onde disputou etapa do Challenger quase passando da estreia na etapa lusitana classificatória a elite.

SurflashSurflashSurflashSurflash

()Estreando apenas na quarta e mais recente etapa do Brasileiro Abrasp o paraibano José Francisco Fininho saiu de Torres, RS, com um excelente terceiro lugar e mostrando recuperação do acidente de moto do mês passado.
Passou a ser o melhor paraibano no circuito que terá na etapa fluminense
estreia do feminino.

() Contabilizada como sucesso a etapa cabedelense do Paraibano de Surf. A prancha Base Lip oferecida como prêmio maior ficou para Elivelton Santos, campeão da Open (Qualquer idade) masculina, a mesma divisão em que a ainda mais jovem Nalanda venceu.

() Principal categoria de base, a Sub 18 foi para o litoral sul com vitória em Cabedelo de Reginaldo Silva Filho, o “Guinho Surf”. Já a Sub 16 feminina foi para o litoral norte com Ana Luiza, que está invicta.

() Arthur Vilar participou da decisão nacional do Grom Search na Sub 12 que acabou vencida por Pablo Gabriel, do Rio de Janeiro.

()O próximo feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida marca também 10 anos que Gabriel Medina venceu sua primeira etapa da elite mundial em seu (meio) ano de estreia. Na mesma Hossegor, França, ele já vencerá, naquele mesmo 2011 etapa Pro Júnior e 6 estrelas aos 17 anos.