quarta-feira, 24 de abril de 2024

ÍTALO FERREIRA: de Baía Formosa para o mundo!

27, julho, 2021

De Baía Formosa para o mundo! Assim prestamos nossa homenagem ao campeão olímpico de Surf, Ítalo Ferreira, que conquistou na madrugada de hoje a primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio.

Ítalo Ferreira nasceu em Baía Formosa, Rio Grande do Norte, município que faz limite com Mataraca (onde está a paria de Barra de Camaratuba, também conhecida pela prática do surf), na Paraíba.

A conquista do surfista potiguar foi suada! Primeiro, teve a prancha partida ao meio no início da prova e continuou utilizando uma prancha reserva. Depois, o tempo na praia de Tsugaraki, em Ichimoya (local da prova, no Japão), deu uma fechada com a aproxiamação de um tufão.

O que poderia ser motivo de preocupação acabou criando o cenário adequado e motivador para Ítalo, pois trouxe ondas fortes, diferente do que vinha acontecendo em momentos anteriores, e lhe possibilitou manobras mais radicais.

Daí por diante, todo mundo já sabe: Ìtalo Ferreira se consagrou o primeiro surfista brasileiro a conquistar a medalha olímpica de ouro, cravando definitivamente seu nome na história do surf mundial, até porque o esporte é uma das novas modalidades dos jogo olímpicos, sendo disputado pela primeira vez em Tóquio.

Pai pescador, surf em tampa de isopor

Nascido em Baía Formosa, uma cidade do litoral do Rio Grande do Norte com população estimada em 9.322 habitantes (IBGE/2020), Ítalo Ferreira tem 27 anos (nasceu em 06.05.1994) e cesceu em contato com o mar. O pai é pescador e seus primeiros “treinos” foi com a tampa do isopor em que seu pai guardava os peixes.

Com o tempo o menino foi crescendo e ganhando confiança. Mostrou habilidade para o surf e começou a se detacar no esporte participando de campenatos locais e, depois, em nível nacional e internacional.

Chegou ao surf profissional brasileiro e está na ASP World Tour desde 2015. Em 2019 sagrou-se campeão do WSL, o maior campeonato mundial de surfe. Venceu a grande final em Pipeline, no Havaí, contra o bicampeão Gabriel Medina, tornando-se o terceiro brasileiro a vencer o campeonato mundial.

Em uma prova emocionante, se tornou hoje o “número 1” do surf mundial ao conquista a Medalha de Ouro nas Olimpíadas de Tóquio.

“Todo dia eu orei às 3h da manhã, pedi a Deus que ele realizasse meu sonho. E taí, meu nome está escrito na história do surfe” disse Ítalo em entrevista concedida à TV Globo logo após a conquista.

Fotos: Reprodução/Instagram

Matéria também disponível no site: http://bafafapb.com.br