domingo, 10 de maio de 2026

Miguel Leal vai abrir portas

10, maio, 2026

O nadador paraibano e fundista, Miguel Leal, deve abrir portas para outros atletas paraibanos. O atleta de 20 anos, atualmente mora, estuda e treina na Universidade Willian Carey, no estado do Mississipi, nos Estados Unidos, e vem se destacando na Liga da Natação NAIA (National Association of Intercollegiate Athletics), que é uma das principais Ligas Universitárias Americanas, oferecendo alto nível esportivo e bolsas de estudo para natação, com 22 times masculinos e 31 times femininos.

Não é de hoje que a natação brasileira vive uma crise generalizada, e por isso, nadar em clubes brasileiros, atualmente não é tão diferencial. Agora nadar nos EUA sempre foi diferenciado e futurista. O sucesso de Miguel Leal, encorajou já a nadadora Giovana Campos (18 anos), que deve se mudar em agosto e deve influenciar outros atletas paraibanos.

Os EUA se diferenciam do programa brasileiro, especificamente, porque permite nadar no alto rendimento, mas sem abandonar os estudos, aliás, o estudo universitário é tido como prioridade nos programas de bolsas para atletas internacionais no país da América do Norte. Desta forma, creio que o sucesso de Miguel Leal deve encorajar outros paraibanos e nordestinos, daqui pra frente.

Troféu Maria Lenk

A Paraíba contará com quatro nadadores na maior competição absoluta do Brasil. Pelo Clube dos Oficiais, a representação será da nadadora Giovana Campos. Pela Vila Parahyba, os nadadores Dayalo Xavier, Júlia Andrade (estreia) e Isabela Garcia. Expectativas para bons resultados.

Saltos Ornamentais

Atletas da Vila Parahyba se destacam em competições nacionais de saltos ornamentais. Gabriela Câmara, Eduardo Peregrino, Maria Emília Gomes Vaz, Elyasha Rafaela, Rayanne Andrea, Luma Ramalho, Lusa Gosi, Maria Helena, Ana Yuki, Rian Mota e Lua Ferreira conquistaram bons resultados.