domingo, 5 de maio de 2024

Nado submerso na natação competitiva

5, fevereiro, 2023

O nado submerso é um procedimento realizado na prática da natação competitiva após a saída do bloco e as viradas. O atleta mantém todo o corpo em baixo d’água e executa o movimento de acordo com cada estilo de nado. O uso desta técnica é baseado no fato de que nadar abaixo da superfície da água diminui o arrasto de onda e pode, consequentemente, dar uma vantagem competitiva ao nadador.

Por ter-se mostrado eficiente e indispensável, o nado submerso passou a ser chamado de quinto nado. A fim de que não seja usado em excesso, o uso do nado submerso é restrito aos primeiros 15m de cada extremidade da piscina após a saída do bloco e viradas.
Não tenham dúvidas. Todos os grandes nadadores e recordistas da natação competitiva possuem um nado submerso eficiente. Os nadadores dos nados costas e borboleta tornaram-se os maiores exploradores do desta técnica por realizá-lo até a demarcação limite durante as provas competitivas, já os nadadores de crawl adaptaram-no realizando-o em decúbito lateral durante competições.

Aqui na Paraíba, o nadador Daniel Azevedo (Junior II) sempre foi um destaque nacional em todas as categorias que passou, com suas saídas e viradas no nado costas.
O nado submerso é uma ferramenta de grande poder para aumento do desempenho aquático em nadadores. Cientistas, treinadores e atletas que tenham o objetivo de melhorar o desempenho durante os nados, devem atentar paras os fatores que influenciam a técnica.

Fatores como flexibilidade, criação de vórtices, pernada ascendente, posicionamento do corpo, profundidade adequada e diminuição do arrasto são componentes fundamentais para o aumento e manutenção da velocidade bem como para a melhor utilização de energia disponível durante o nado submerso. Desde modo, conhecer e aplicar esses conhecimentos na natação competitiva deve ser forco dos grandes nadadores da Paraíba.

Águas Abertas
Nosso atleta paraibano Jamal Barroso participou nessa semana que passou do Training Camp para seleção de base do Brasil de águas abertas, no Parque Aquático Maria Lenk. O atleta passou por palestras, avaliação biométrica e treinos na piscina, com os olímpicos Allan do Carmo e Vivi Jungblut.

Jogos da Amizade
O colégio Motiva confirmou a agenda dos Jogos da Amizade entre 24 e 27 de agosto na cidade de Recife-PE. A equipe de natação do colégio garantiu presença na competição. O colégio Motiva conta com Giovana Campos, Miguel Leal e Sofia Gomes, atletas que representaram a Seleção Brasileira na Copa Pacífico na Bolívia em 2022.