quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Novos indícios de fraude no futebol paraibano

1, dezembro, 2023

E os escândalos continuam…

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) voltou a cumprir mandados de busca e apreensão na Paraíba, desta feita na cidade de Campina Grande.

Trata-se da terceira fase da Operação Penalidade Máxima, deflagrada terça (28), pelo Ministério Público de Goiás. A ação vem desde fevereiro deste ano.

No caso do nosso estado, o alvo são dois jogos do Campeonato Paraibano de 2023. As duas partidas: Nacional de Patos 2×1 Auto Esporte e Sousa 4×0 Auto Esporte, que ocorreram ainda na primeira fase da disputa estadual.

Não há apenas clubes paraibanos na lista. Eis os jogos investigados nessa terceira fase:

  • Nacional x Auto Esporte, pelo Campeonato Paraibano de 2023
  • Sousa x Auto Esporte, pelo Campeonato Paraibano de 2023
  • Avaí x Flamengo, pela Série A do Brasileirão de 2022
  • Náutico x Sampaio Corrêa, pela Série B do Brasileirão de 2022
  • Náutico x Criciúma, pela Série B do Brasileirão de 2022
  • Goiânia x Aparecidense, pelo Goianão de 2023
  • Goiás x Goiânia, pelo Goianão de 2023

A Operação

A Operação Penalidade Máxima combate a manipulação de resultados no futebol e apura o envolvimento de jogadores e pessoas ligadas ao esporte, com apostas esportivas. O trabalho, como já foi dito, é realizado pelo Ministério Público de Goiás e já envolve mais de 20 atletas investigados e denunciados, além de apostadores.

Auto Esporte e Souza se manifestam

Em nota, O Auto Esporte informa estar atento às investigações e à disposição das autoridades para colaborar no que for possível e que já disponibilizou materiais com indícios, a que conseguiu ter acesso.

Já o Souza assevera que não foi procurado pelo Ministério Público de Goiás e aguarda mais informações, estando à disposição das autoridades para contribuir com a elucidação dos fatos.