quinta-feira, 25 de julho de 2024

O bar e restaurante Última Sessão

18, abril, 2024

Em pleno Baixo Tambaú, no mesmo local onde já havia feito história o Boiadeiro e o Bar da Xoxota, pontificou, entre 1988 e 1991, o não menos famoso e sempre lembrado bar e restaurante Última Sessão. Sob o comando de Adroaldo Gomes e Anely Almeida, com a luxuosa assistência da incansável promoter Ana Gondim (que, antes disso, havia sido do Gulliver Pub, Convés, Cordon Bleu e On The Rocks, todos, memoráveis), o Última Sessão, inaugurado com apresentação do ator e cantor Eduardo Conde (1946-2003) ofertou noites inesquecíveis à boêmia pessoense.

Do empreendimento, os músicos locais lembram com saudade. Assim, desde os mais vinculados à música clássica, passando pelo rock e chegando à Música Popular Brasileira. O que importava mesmo era a música de boa qualidade executada com amor e profissionalismo. Em um certo dia, por exemplo, ecoou pelos ares de Tambaú os acordes inconfundíveis da Nona Sinfonia de Beethoven.

O som vinha exatamente do Última Sessão e a eterna música estava sendo executada pela Orquestra Sinfônica da Paraíba, sob a batuta do celebrado maestro Eleazar de Carvalho (1912-1996), com a presença ilustre do então governador Tarcísio Burity (1938-2003). No espaço do Última Sessão foi gestada e ganhou fama a banda Cesta Básica, cuja formação original reunia Erick Von Shosten, Macarrão, Guiu e Glauco Andrezza. Havia ainda o grupo Nossa Voz formado então por Sandrinha Borges, Thayse Gadelha, Gracinha Carvalho e Mônica Suely.

Lá também se apresentou o coletivo experimental Úvulas Ardientes, fundado pelos músicos Didier Guigue, Daniel Allain e Walter Schinke, da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Isa Y Plá e Flamarion eram presenças constantes. A empreitada findou sucedida pelo restaurante Appetito Trattoria, comandado pelos mesmos proprietários, mas já sem Ana Gondim, de marcha batida para uma iniciativa própria, materializada com o nome de Estação, no mesmo tom, no mesmo Baixo Tambaú, porém na Avenida Olinda, tendo sido outro grande sucesso, sobre o qual já falei.

(Nas fotos, Ana Gondim, Adroaldo Gomes e Anely Almeida, trio condutor do Última Sessão, e o ator e compositor Eduardo Conde, na inauguração do empreendimento)