quinta-feira, 21 de novembro de 2024

O fim da dança dos famosos

10, dezembro, 2022

Bastou uma marcação mais forte e bem determinada, para acabar com a dança dos famosos que se transformou num cenário de lágrimas. Depois de mostrar muita apatia com a bola rolando, nos pênaltis o Brasil fez pior, e acabou sendo eliminado da Copa do Mundo pela Croácia, que mostrou aos brasileiros o que é disciplina tática.

Teoricamente o Brasil estava entre os favoritos na Copa do Catar. Por isso mesmo o técnico Zlatko Dalic, que tinha enfrentado prorrogação e pênaltis contra o Japão nas oitavas-de-final, se fechou na defesa, marcou forte e explorou os seus contra-ataques fulminantes, fazendo a defesa do Brasil bater cabeça em alguns momentos da partida, para o desespero geral dos torcedores que não contavam com mais uma decepção.

Do lado brasileiro Tite errou até mesmo na ordem dos pênaltis. Neymar, o melhor cobrador, foi colocado para bater o quinto pênalti, e nem precisou dele. Além disso, Tite errou mais uma vez em improvisar Militão na lateral direita. No ataque, tinha tudo para colocar Pedro em campo mais cedo, com Vinícius Júnior e Richarlison, mas preferiu esperar pelo fim do segundo tempo, já sem os dois principais atacantes em campo.

O pior de tudo é que o técnico Tite disse na entrevista coletiva que encerra seu ciclo na seleção em paz, mesmo após desclassificação nas quartas de final da Copa do Catar. É muito cinismo em cima de tantos erros que cometeu, antes e durante a competição. Muita teoria e na prática só decepção. E nesse cenário, o Brasil vai demorar mesmo a conquistar mais um título de Copa do Mundo, já que não prioriza qualidade e nem descarta outros interesses que só atrapalham o futebol.

Positivo
A Escolinha de Futebol do Tio Didi continua recebendo alunos novatos na faixa etária entre 5 e 13 anos. Os interessados podem fazer contatos pelo telefone 9.9981-5263. As aulas acontecem nas terças e sextas-feiras pela manhã e a tarde, na Arena Opção no conjunto Valentina de Figueiredo.

Negativo
Faltando quatro minutos para acabar o segundo tempo da prorrogação o Brasil estava com a vitória na mão. Só precisava fortalecer o seu esquema de marcação e não abusar nas jogadas ofensivas. Mas o time brasileiro optou por outro caminho, por decisão de Tite, e acabou sofrendo o empate. Nos pênaltis, o adeus ao sonho do hexa. Lamentável.

No Foco
Oempresário Waldir Lucena, que também torceu pelo sucesso do Brasil na Copa do Mundo, foi contemplado com o Prêmio Melhor do Esporte. É torcedor e conselheiro do Treze, e ainda tem ações em diversos segmentos esportivos. Waldir Lucena está fechando mais um ano com a sua empresa – Waldir Acessórios – em alta, e torcendo por uma nova temporada de sucesso para o esporte paraibano.