domingo, 5 de maio de 2024

O nado borboleta e a tradição da Paraíba

3, abril, 2022

A natação possui quatro estilos: livre, costas, peito e borboleta (golfinho). Segundo os próprios nadadores, o nado borboleta é o estilo de maior técnica e por isso o mais difícil e complexo, todavia o mais vistoso.

O nado borboleta tem esse nome por ser inspirado na batida de asas da borboleta, que constitui as braçadas desse estilo. Enquanto isso, o corpo submerso faz fortes ondulações para que o rendimento do nado tenha êxito. O nado exige grande coordenação motora, percepção espacial e temporal.

Como curiosidade, o nado borboleta possui as seguintes caracteristas: 1) Para a execução do borboleta, é preciso ter muita resistência física; 2) Essa movimentação enfrenta maior resistência da água, por isso é mais cansativo; 3) Esse estilo tem o menor índice de competidores; 4) geralmente, este é o último nado a ser aprendido, tanto para as crianças quanto para os adultos, pois ele pede uma coordenação mais treinada; 5) A respiração deve ser frontal, a lateral não é indicada por poder prejudicar a coluna cervical.

Na natação competitiva, a FINA – Federação Internacional de natação disponibiliza três provas: 50m, 100m e 200m borboleta. O nado borboleta também é visto nas provas de 100m medley em piscina curta e 200 e 400m medley em piscina longa. Historicamente a Paraíba sempre revelou grandes talentos que se especializaram nesse estilo. Kaio Márcio por exemplo, foi recordista e campeão mundial dos 50m e 200m borboleta em piscina curta, além de finalista na olimpíada de Pequim de 2008, nos 200m borboleta. Sob o comando de Leo Palmeira, foram reveladas as nadadoras Beatriz Santos e Duda Raposo. As duas atingiram grandes patamares nos cenários nacional e internacional. Bia Santos foi medalhista nos Jogos Escolares Mundiais e campeã brasileira nos 200m borboleta.

Coincidência ou não, atualmente a natação da Paraíba possui a nadadora infantil Giovana Campos. Detentora de tempos de gente grande, mesmo com apenas 14 anos, ela sempre foi destaque no Norte-Nordeste e agora tida como uma promessa olímpica exatamente nos 200m borboleta devido ao seu desempenho nos campeonatos brasileiros que disputou. O bom disso tudo é que todos os nadadores aqui mencionados influenciaram uns aos outros de forma positiva.

Não podemos esquecer que não existe nadador sem um grande técnico na retaguarda. Stephano Vieira, coach do ECCB/AcquaR1, sabe fazer render esses talentos na natação competitiva. Por isso, essa tradição do nado borboleta da Paraíba não é de graça. Tem muito trabalho por traz, muita biomecânica no submerso e muita ênfase no psicológico, pois treinar e nadar borboleta não é fácil, em compensação a glória deste estilo é um sonho a ser perseguido pelos nossos destaques.

Festival Nordestinho de Natação
Esse final e semana foi marcado pelo Festival Nordestinho de Natação, mirim e petiz na cidade de Fortaleza-CE. Os clubes da Paraíba, tais como, Vila Parahyba, ECCB-AcquaR1 e COPM-BM marcaram presença com bons resultados.

Brasileiro Master
A Paraíba vai sediar o 67° Campeonato Brasileiro de Natação Master. O evento será entre os dias 07 a 10 de abril na piscina de 50m da Vila Olímpica Parahyba, em Joao Pessoa-PB. O evento contará com os principais nadadores e clubes do país.