domingo, 5 de maio de 2024

O nado crawl e João Gabriel

19, março, 2023

A natação é um esporte bastante completo e possui estilos de nados diferentes, cada um com sua particularidade. O principal tipo, normalmente até o primeiro que os nadadores aprendem, é o nado crawl. Também é o estilo mais usado por esportistas em provas de nado livre.

O nado crawl se caracteriza por ter movimentos sincronizados de braços e pernas. Para realizar esse tipo de nado, o ideal é que os braços sejam alternados na água, ou seja, enquanto um dos braços está sendo levantado para fora da água, o outro está sendo mergulhado. Ao mesmo tempo, as pernas fazem uma movimentação semelhante: enquanto uma sobe, a outra desce – a diferença é que as pernas não saem da água.

São três os principais motivos para essa modalidade da natação ser tão utilizada entre os atletas: a velocidade, a facilidade e o fortalecimento muscular. De maneira geral, o nado crawl consegue ser o estilo que permite maior velocidade devido ao estilo de braçada que dá mais impulso e propulsão durante o percurso. Além disso, este é um estilo simples, sendo, inclusive, a primeira modalidade ensinada em cursos de natação. Por último, ele é um modo conhecido por ajudar a fortalecer diversos músculos do corpo, pois além dos braços e das pernas, também influencia nos ombros.

Na Paraíba, João Gabriel (Infantil II), atleta do SESI PB é a principal esperança nas provas clássicas de 50 e 100m livre. O atleta foi prata no Brasileiro de Inverno, na cidade de Uberlândia – MG, nos 100m livre e entrou de vez na briga de medalhas nessa modalidade clássica da natação.

João foi um dos destaques do Torneio Início de Velocidade Máxima, conquistando dois ouros para seu clube, mas o mais importante foram os seus tempos, principalmente nos 50m livre, estabelecendo 25,39s. Uma marca de gente grande, que serve de incentivo para manter o foco dos treinamentos.

João Gabriel sabe que a concorrência no estilo livre é muito forte e a melhoria contínua é uma das características do nado. O atleta tem que está sempre na ponta dos cascos. Por isso, a natação da Paraíba olha com bons olhos seu desempenho, pois brigar por medalhas em Brasileiros já é um referencial, imagine nas provas clássicas de 50 e 100m livre. Boa sorte no ano de 2023, pois o bicho vai pegar nas piscinas do Brasil.

Colégio Motiva
O Colégio Motiva vai forte para os Jogos da Amizade que serão realizados na cidade de Recife-PE, no mês de agosto. A técnica Talita Leal garantiu a participação de Giovana Campos, Sofia Gomes e Nícholas Loures, além dos reforços dos irmãos Tiffany e Artur. O colégio Motiva tem uma das melhores piscinas de Joao Pessoa.

FEAP
Os atletas paraibanos já treinam para o próximo Campeonato Paraibano de Natação em piscina longa. Essa competição será muito importante, pois servirá de balizamento para os Nortes-Nordestes que acontecerão no primeiro semestre de 2023.