Na Administração, estudamos a importância de gerir indivíduos, e este não é um desafio simples. Gestão de pessoas tem como objetivo o desenvolvimento do capital humano nas organizações. Ou seja, é um processo que visa melhorar o desempenho dos colaboradores e da empresa. Transferindo a definição para um time, entendemos que gerir os atletas é essencial para melhorar seu desempenho em quadra, além de potencializar o desempenho da empresa para atingir seus objetivos organizacionais.
A escolha do esporte como parte de um leque de ações mercadológicas, prioriza características atitudinais e comportamentais nos atletas que correspondam aos valores da marca, ou aos valores que ela deseja transmitir. Neste sentido, esta seleção (escolha) precisa atender critérios que estejam em consonância com a imagem da marca. Essa realidade também se aplica aos amadores, já que muitos passaram a ser requisitados por patrocinadores ou parceiros.
Espírito de equipe, respeito, inteligência emocional, força de vontade, são fatores essenciais. É possível que alguns equívocos aconteçam na “seleção”? Sim. Do mesmo modo que ocorre no ambiente corporativo, alguns atletas com o passar do tempo, mostram uma dissonância entre as expectativas que foram geradas, tanto nele (de modo intrínseco), como na empresa. Neste sentido, da mesma forma que um colaborador precisa ser desligado de uma organização, um atleta precisa ser substituído de um time.
O mundo dos negócios já ingressou no esporte há muito tempo, e pouco a pouco, vem fazendo o mesmo com o beach tennis. A velocidade deste crescimento não se dá apenas pelo número de praticantes, mas também pelo número de empresas, produtos, serviços, marcas e negócios que surgem, visando atender as necessidades de um mercado-consumidor em ascensão.
Boa do Fim de Semana
Carol Miranda de Luna (Team Uniesp & Play Beach Club) encerrou uma semana de muitas conquistas. Foi Campeã na categoria Simples e Vice-Campeã na Feminina A (ao lado de Janine Rolim) no I Open Seaside de Beach Tennis. Campeã da Open Feminina e Mista 40+ na Copa Master do Play Beach Club, juntamente com Maria Clara Paiva e Pedro Luiz Franco, e por fim, Vice-campeã da Open Feminina no III Torneio BT Clube, novamente com Janine Rolim. Parabéns, Carol! Você é incansável!