quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Paraíba leva bronze no Campeonato de Seleções

31, julho, 2022

Neste fim de semana, na cidade Aracaju-SE, ocorreu o Troféu Dr. Milton Medeiros, o Campeonato Norte-Nordeste de Natação Inter federativo de Seleções. Cada seleção estadual levou 42 atletas de infantil a sênior e a competição foi realizada em quatro etapas, onde cada nadador individual poderia nadar no máximo 6 provas individuais, além do revezamento.

A Seleção de Pernambuco venceu o troféu, seguido da Seleção Baiana e a Seleção da Paraíba ficou em terceiro lugar. A equipe paraibana disputou prova a prova, se destacando nas piscinas e se apresentando com uma natação forte e eficiente. Os técnicos Stephano Vieira e Leandro conseguiram acertar nas provas dos atletas, unindo as forças dos nadadores para garantir melhor resultado.

Individualmente tivemos alguns destaques. A seleção paraibana ganhou três troféus eficiência: Giovana Campos (infantil), Esthefany Camily (juvenil) e Daniel Azevedo (júnior). Giovana Campos ganhou o maior número de medalhas, somando a maior pontuação da seleção paraibana. De quebra bateu o recorde da competição nos 200m borboleta, confirmando a boa fase.

Esthefany já havia feito um bom Brasileiro de Inverno no Rio de Janeiro e nesse Norte-Nordeste brilhou nas piscinas de Aracaju. Daniel Azevedo manteve a tradição do nado costas, onde demonstra um dos melhores submersos do país. Para ajudar a seleção Daniel também medalhou em outros estilos, demonstrando sua versatilidade.

O Troféu Milton Medeiros demonstrou e confirmou a evolução da natação paraibana. O trabalho realizado pela FEAP, junto aos clubes Vila Parahyba e Team ECCB-AcquaR1 demonstrou que a natação está no caminho certo. Não podemos esquecer dos trabalhos do COPM-BM, AABB, SESI e Campestre nas faixas de mirim e petiz. Por exemplo, Daniel Azevedo e Giovana Campos tem formação de base com o técnico Leo Palmeira, atualmente no COPM-BM.

É preciso entender que a natação paraibana precisa ter técnicos capacitados espalhados em toda a geografia da Paraíba. Somos um estado menor que Pernambuco e Bahia e por isso precisamos fazer diferente para continuar na briga pelo topo. A seleção paraibana de natação está de parabéns, pelos seus atletas que demonstraram garra nas piscinas sergipanas, pelos técnicos que estão colocando em prática o que há de mais moderno em treinamentos e pelo estado da Paraíba que levou os atletas em boas condições de logística.

Recorde no campeonato
Giovana Campos quebrou o recorde da competição nos 200m borboleta. Essa é a prova alvo da nadadora que já tem índice para participar do troféu José Finkel, com apenas 14 anos, na cidade de Recife, no mês de setembro. Ela sabe que ainda tem vários ajustes a fazer nessa prova, mas a natação da Paraíba sabe de seu potencial. Foco nos treinos.

Colégio Motiva
A equipe de natação do colégio Motiva vem treinando forte para o jogos da Amizade que acontecerão em agosto. Sob a coordenação da técnica Talita Leal, o colégio que investiu num excelente equipamento na unidade Oriental deve fazer bonito nos jogos. Sucesso ao colégio Motiva.