sábado, 4 de maio de 2024

Pedro Nunes, da UFPB, recebe prêmio nacional de Comunicação

11, julho, 2022

Com mais de 40 anos dedicados ao ensino, à pesquisa e à extensão, o professor Pedro Nunes Filho, titular do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, acaba de receber um dos prêmios mais importantes do país na área da Comunicação. Ele foi reconhecido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) como Liderança Acadêmica no campo das Ciências da Comunicação, recebendo o Troféu José Marques de Melo de Maturidade Acadêmica Regional.

” O Prêmio INTERCOM – Liderança Acadêmica é uma honraria cuja dimensão simbólica credito para UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e para UFAL (Universidade Federal de Alagoas). Nessas duas instituições públicas pude exercer plenamente o meu trabalho profissional com liberdade, dignidade, ética, compromisso universitário e estabelecer diálogos com segmentos da sociedade através de diferentes ações transdisciplinares relacionadas com o Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração”, disse o professor Pedro Nunes.

A premiação é uma honraria e um verdadeiro reconhecimento a quem teve uma produção substancial no decorrer da carreira acadêmica, como é o caso de Pedro Nunes. Entidades de classe como a AdufPB (Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba) se manifestaram através de notas sobre a conquista de Pedro Nunes em nível nacional.

“Pedro Nunes Filho é reconhecido nacional e internacionalmente pela competência, articulação com centros de pesquisa, produções artísticas e intelectuais em áreas das Ciências da Comunicação, Semiótica e Cinema e Audiovisual. O grande diferencial de sua vida acadêmica foi a construção de um perfil híbrido, teórico-aplicado, que conjuga reflexões avançadas, fruto da adoção de metodologias inovadoras e realização de vídeos, filmes, projetos multimídia, iniciativas itinerantes, mostras audiovisuais, propostas colaborativas dentre outras”, destaca um trecho da nota da AdufPB.

Já o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ) da UFPB ressaltou, através de nota pública, que “…Pedro Nunes dispõe de uma relevante produção acadêmica em forma de artigos, livros, filmes, vídeos, projetos multimídia e trânsito com universidades do Brasil e do exterior. A INTERCOM anualmente, homenageia pesquisadores e instituições, como forma de reconhecer o trabalho pelo fortalecimento da área da Comunicação e da Ciência no país. (…) A UFPB, através do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, compartilha essa conquista acadêmica e reconhecimento por parte da INTERCOM em um momento difícil em que as universidades públicas brasileiras vivenciam o descaso proposital do governo federal. A entrega da premiação aos homenageados ocorrerá no dia 07 de setembro de 2022 no Auditório Cine Aruanda da UFPB”.

HOMENAGEADOS DE PESO

Em 2022, a comunidade acadêmica das Ciências da Comunicação votou por homenagear três pesquisadores e duas instituições paradigmáticas: Pedro Nunes Filho (UFPB); Francisco de Assis (Cásper Líbero); Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre (Unisinos); Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz); Núcleo de Pesquisa Maria Firmina dos Reis (UFMA).

ACESSE O LIVRO SOBRE O PROFESSOR

O PPJ disponibilizou o livro-coletânea “Mestre da UTOPIA: fragmentos de uma caminhada polifônica” em que pesquisadores e pesquisadoras destacam as vivências acadêmicas compartilhadas com Pedro Nunes: https://mestredautopia.files.wordpress.com/2021/11/mestre-da-utopia-versao-completa-final.pdf