sábado, 4 de maio de 2024

Pela primeira vez, Festa das Neves terá encenação teatral contando a história da Santa

27, julho, 2022

João Pessoa, que já foi Filipeia, Filipeia de Nossa Senhora das Neves, Frederica ou Frederikstad e Parahyba, vai completar 437 anos no próximo dia 5 de agosto. A festança (religiosa e profana) em comemoração à data começa nesta quarta-feira, 27, e vai até o dia 5.

A abertura será às 18h30 desta quarta-feira, 27, com missa campal no Parque da Lagoa, mas terá show do Padre Fábio de Melo também na abertura (dia 27, às 20h30, no Parque da Lagoa) e da paraibana Juliette, que deve encerrar o evento (dia 5, às 22h00, no Parque da Lagoa). 

Diante de toda essa programação, que está bem diversificada, o que chama a atenção mesmo é a encenação de um espetáculo teatral contando a história de Nossa Senhora das Neves, padroeira de João Pessoa e também da Paraíba, em pleno adro da Catedral Metropolitana (Basílica de Nossa Senhora das Neves).

Desde que me entende por gente e frequento a Festa das Neves (ainda criancinha) nunca houve uma apresentação teatral no evento. É uma bela iniciativa, ainda mais porque vai contar a história da Santa, essa que todo mundo revenera, come maçã do amor, mas não sabe de onde veio.

A iniciativa é do escritor e diretor teatral Tarcísio Pereira, que é autor do projeto, e a realização é da Fundação Cultural de João Pessoa – Funjope – órgão ligado à Prefeitura Municipal de João Pessoa.

“São 82 artistas em cena – entre atores, bailarinos, músicos, com orquestra sinfônica e coral ao vivo. O Milagre das Neves é o nome do espetáculo que vai contar a saga da fundação da Paraíba e a história de Nossa Senhora das Neves como padroeira. Serão quatro apresentações de 28 a 31 de julho (quinta a domingo), a partir das 20h no adro da basílica de N. Sra. das Neves. Uma produção da Funjope, da Prefeitura Municipal de João Pessoa”, escreveu o diretor Tarcísio Pereira em sua página no Facebook.

Como se não bastasse o olhar cuidadoso de Tarcísio Pereira e o amor com que ele escreve e dirige espetáculos teatrais, O Milagre das Neves tem música de Eli-Eri Moura composta especialmente para o espetáculo.

Além dessa programação cultural e da celebração de missas, a Festa das Neves volta após dois anos de pandemia (que ainda inspira cuidados, pois ainda não foi totalmente vencida) com as tradicionais bolas de sopro, parque de diversão e maçãs do amor.

Lembrando que os shows e apresentações musicais acontecem no Parque da Lagoa, apenas a encenação de O Milagre das Neves será no Adro da Catedral Metropolitana de João Pessoa.