quinta-feira, 25 de abril de 2024

Período de descanso pós-treino

23, janeiro, 2022

Uma variável importante nos esportes de alto rendimento, que as vezes é colocado de lado é o tempo de descanso pós-treino e pós-competições. A natação tem essa variável intrínseca ao seu coração, ou seja, o tempo de descanso do atleta faz parte do treinamento. Nesse item, entendo que precisamos entender que cada organismo de um atleta, em determinadas faixas etárias, tem períodos de descanso diferentes. Dessa forma, é impossível existir uma receita ou cartilha para esse tempo, pois para cada idade do atleta, temos um tempo de descanso diferente. E o que ocorre nesse período de recuperação?

Durante qualquer treino de natação e musculação, os músculos sofrem desgastes maior que o normal, necessitando assim desse descanso. Quando estamos nos exercitando, o organismo passa a produzir energias de forma mais intensa, fazendo com que tenhamos um desgaste energético maior e um consumo de energia maior. No período de descanso pós-treino nosso organismo passa a anabolizar substâncias necessárias para nossa reconstrução muscular e para a cura das micro lesões que ocorrem durante os exercícios. Os grupos musculares necessitam de ao menos 2 dias de “descanso” para que nosso organismo possa recuperá-los de maneira correta e prepara-los para serem usados de forma intensa novamente.

Pois bem, uma vez que os músculos já estão “recuperados” eles passam então para o processo de crescimento, e é aí que o sono e o período noturno são importantes. Enquanto dormimos, nosso organismo entra em atividade de anabolismo intenso. Além disto, o existem alguns hormônios no organismo que são produzidos em quantidade muito maior quando estamos dormindo, e dentre estes hormônios temos a testosterona (no caso dos homens) e a progesterona (no caso das mulheres). Então qual o período de sono ideal por noite? No mínimo 6 horas por noite. Menos do que isso nosso organismo não produziu toda a capacidade que tem de hormônios e os processos de anabolismo ainda não terminaram.

Por isso atletas até 14 anos, não devem “dobrar” nos treinos de natação, ou seja, não devem acordar de madrugada para treinar, pois cada sono perdido seria uma porta do crescimento fechada. O atleta mirim, petiz e infantil devem perceber que todos estão em fase de crescimento e o sono/descanso fazem parte do treino, sendo fundamental para a vida do atleta.

AcquaR1

O Team AcquaR1 de natação vem demonstrando muito profissionalismo no ano de 2022. Preparam uma equipe Multi disciplinar para apoiar todos os atletas. Além dos técnicos de natação, a equipe ofereceu preparadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos. Só assim, o Team AcquaR1 terá poder de fogo para enfrentar as grandes estruturas da natação brasileira. Parabéns.

COPM-BM

A natação do COPM-BM volta a mostrar força. Com a volta do técnico Leo Palmeira já é percebido uma melhora técnica na equipe. Tudo indica que o COPM deve manter a tradição de revelar grandes talentos. E sempre bom lembrar que foi o técnico Leo Palmeira que descobriu e revelou os atletas Daniel Azevedo e Giovana Campos. A natação agradece.