quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Que venha a Copa Pacífico

20, novembro, 2022

Entre os dias 21 a 27 de novembro de 2022, a cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, será sede do Sul-Americano de Natação Juvenil, em piscina longa, torneio este conhecido como a Copa Pacífico.

A Copa é uma competição com participação de países banhados pelo Oceano Pacífico, todavia o Brasil entra como convidado. Para essa disputa, a seleção brasileira é formada apenas por atletas do Norte-Nordeste, entre 14 e 18 anos, pois na Copa Uana, com países do Cone Sul, a convocação é realizada com atletas do Sul/Sudeste/Centro Oeste.

A Paraíba teve oito convocações, sendo seis nadadores do Team Cabo Branco-AcquaR1 e dois da Vila Olímpica Paraíba. A CBDA acerta com a divisão da Seleção Brasileira por região na categoria juvenil, pois nesse momento ela precisa trazer uma boa quantidade de atletas para disputas internacionais para servir de experiência e sentir quem é quem na evolução da natação de alta eficiência. A CBDA reconhece que esses atletas são possíveis nadadores olímpicos.

Outro ponto positivo, foi a convocação do técnico Stephano Vieira, do Team Cabo Branco-AcquaR1, que acontece porque a Paraíba teve a maioria das convocadas da seleção Juvenil A Feminino e suas qualidades, claro. Ponto forte para nossa natação, que das oito atletas convocadas, três são da Paraíba. São elas: Giovana Campos e Sofia Gomes do Team AcquaR1 e Maria Luiza Aragão da Vila Olímpica Parahyba.

Esta convocação da seleção brasileira coroa nossa natação, por todo trabalho de base que é produzido nos nossos clubes. A quantidade de atletas convocados apenas enaltece nossos atletas, técnicos e a natação da Paraíba como um todo. Quem é o atleta que não gostaria de ser convocado para uma seleção brasileira?

Pois bem, aqui na Paraíba temos oito e todos treinam nas nossas piscinas. Dessa forma, a camisa da seleção verde amarela, vai um pouco com o vermelho e preto da nossa bandeira e as piscinas da Copa Pacífico irão tremer e se embelezar com a participação dos nossos atletas. Parabéns a CBDA, parabéns FEAP, Secretaria de Esportes da Paraíba, parabéns aos clubes e principalmente aos atletas, que treinam muito para ter esse reconhecimento.

JEBs
A Paraíba superou o desempenho de medalhas quando comparamos com 2021, somando 36 ao todo. A natação teve forte contribuição no quadro de medalhas, com Giovana Campos (três medalhas), Clara Menezes (duas) e com Sofia Gomes, João Gabriel e Levi Diniz, cada um, trazendo uma medalha.

Campeonatos Brasileiros de Verão
A CBDA finaliza o ano com a realização do Brasileiros de Verão, nas categorias infantil, juvenil e júnior. Chegou a hora da onça beber água, porque são nesses campeonatos que os melhores tempos do ano são batidos. Nossos atletas se encontram na fase de polimento nos treinos, para fazerem bonito nas piscinas do Brasil.