Entre os dias 20 e 21 de outubro, o parque aquático da Vila Parahyba, na cidade de João Pessoa, será o coração de um dos mais importantes eventos de natação do Brasil, ou seja, estamos falando do Troféu Kako Caminha que absolve simplesmente no Norte-Nordeste Mirim e Petiz.
Por que falo com tanto carinho do Kako Caminha? É nesse campeonato que surgem os principais atletas da natação do Norte-Nordeste, e muitas vezes do Brasil. Não existe natação perene, sem ter nadadores que se destaquem nessas categorias. Os principais nadadores da Paraíba quase todos passaram por esse regional.
Nesse contexto vejo o trabalho da Vila Parahyba, sob o comando do professor Lúcio, como o mais consistente da nossa natação. Diversos atletas são destaques desde o mirim I até o petiz II, mas claramente Ryacca Marielle conseguiu brilhar ao longo de outros eventos no passado e ser a principal atleta nessa faixa etária.
Mesmo assim, a natação é tão fantástica e dinâmica que neste Kako Caminha a tradição é sempre aparecer novos destaques. Por isso, nunca podemos duvidar do trabalho realizado pelo Clube dos Oficiais, sob o comando do técnico Léo Palmeira, que tradicionalmente já entregou muitos atletas destaques, com um trabalho lúdico e sem muitos holofotes.
O SESI-PB e Cabo Branco-AcquaR1 também podem surpreender neste regional. Por isso, o Kako Caminha é tão mágico, porque a gente sabe que o futuro da natação estará nadando nesses dois dias e a CBDA sabe muito bem disso. Por isso, devemos controlar a ansiedade pois é um campeonato que as surpresas caem como uma luva para o nosso esporte. Assim devemos prestigiar e acompanhar com precisão as provas que serão nadadas.
Copa Pacífico
Estive ontem no Instituto dos Cegos e acompanhei os treinos de alguns atletas que estarão na Colômbia entre os dias 19 e 22 de outubro. Todos motivados e realizando ajustes sob a direção do Coach Stephano Vieira. Miguel Leal, Giovana Campos, Sofia Gomes e João Gabriel estão motivados e prometem fazer uma bela competição.
Natação Performance
O experiente professor Wilson vem realizando um excelente trabalho na base em várias piscinas de diversos condomínios de João Pessoa. O técnico deve surgir com novos atletas e entregar para os clubes de João Pessoa novas promessas da natação. Parabéns pelo belo trabalho.