quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Refletir é preciso…

4, dezembro, 2022

É preciso refletir. Entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro ocorreu o Campeonato Brasileiro Infantil de Verão, na cidade de Belém-PA e o desempenho dos nossos nadadores caiu em relação ao campeonato disputado no meio do ano em Uberlândia-MG.

Dessa vez conseguimos apenas uma medalha de prata e quatro finais. É preciso registrar o bom desempenho de Giovana Campos (Infantil II) que além de medalhar nos 200m borboleta, bateu o recorde absoluto da prova no ranking paraibano. Das quatro finais, três foram dela e uma de João Gabriel (infantil I) nos 100m livre. João conseguiu o sexto tempo na final.

Parece que perdemos fôlego, exatamente no fim do ano. Isso realmente aconteceu devido ao acúmulo de competições nesta reta final. Isso atingiu muito nossos principais nadadores. JEBs, Copa Pacífico, Brasileiros, etc. E onde ficam os treinos? A preparação física nesse período deve ser vista no planejamento dos atletas, principalmente nos de alta performance, como Giovana Campos e João Gabriel. Esses dois terminam o ano como os principais nadadores infantis da Paraíba, todavia terminam o ano esgotados.

Difícil conciliar tantas provas importantes, viagens, poucos treinos, no alto rendimento contra clubes estruturados do sudeste. Falo nesses dois nadadores como heróis da Paraíba, pois os outros sucumbiram ao cansaço, e por isso não apareceram nas finais.

Apesar do Team Cabo Branco-AcquaR1 tentar se estruturar com profissionais multifuncionais na equipe de natação, ainda estamos longe das estruturas que tem Flamengo, Minas, Pinheiros, SESI-SP e Corinthians. Essas equipes realmente conseguem estruturar descansos, alimentação, logísticas com seus nadadores, proporcionando resultados espetaculares nas piscinas.

Precisamos rever as estruturas dos nossos clubes, principalmente nas viagens, a fim de que a natação da Paraíba não dependa de nadadores que tiram leite de pedra, que foram os casos, de Giovana Campos e João Gabriel. Pois é, apesar do grande momento da nossa natação, avaliar os resultados do ano de 2022 deve ser o pensamento do planejamento de 2023. Refletir é preciso.

Copa Pacífico
A Paraíba teve como grande destaque o nadador Miguel Leal que brilhou nas piscinas da Bolívia. Miguel se consagrou e colocou nossa Paraíba como a terra dos nadadores fundistas, junto com Kayan Negrão e Stefany Camily, esta última que não conseguiu nadar na copa, devido a problemas médicos.

Campeonato Brasileiro
Nesta semana que vem, entre os dias 06 e 10 ocorrerá o Campeonato Brasileiro Junior de Natação. As provas acontecerão no Clube de Regatas Flamengo na cidade do Rio de janeiro. Daniel Azevedo do Cabo Branco e vários atletas da Villa Parahyba estarão presentes. Boa sorte a todos.