quinta-feira, 18 de abril de 2024

SAF-CSP: a grande jogada

8, abril, 2022

Josivaldo Alves sempre foi uma espécie de faz-tudo, no CSP. Foi presidente e é diretor de futebol e técnico do clube, tendo sido o primeiro cartola paraibano a ter visão empresarial. O clube nunca colocou em primeiro plano conquistas no Campeonato Paraibano da primeira divisão: sempre privilegiou a base e o trabalho de lapidar garotos – crianças e adolescentes – para depois serem vendidos – a preço de ouro – se levarmos em conta o futebol local. Tal trabalho é feito sobretudo por meio de escolinhas e “peneirões”. A verdade é que o CSP tem revelado talentos, mundo a fora: pirralhos que saem da Paraíba e, quando a gente sabe que estão brilhando, já são ídolos em muitas equipes fora do Brasil.

Agora, o CSP, mais uma vez dá um passo à frente, criando uma SAF – Sociedade Anônima de Futebol, tornando-se o primeiro clube paraibano a adotar o modelo.

No negócio, ficou estabelecido que 60% das ações são do ex-meia do Barcelona Deco. O famoso jogador, que hoje agencia vários atletas, mundo afora, adquiriu o percentual dele, em conjunto com o também empresário Luis Paulo. Os outros 40% do CSP pertencem a Josivaldo Alves.

Laços entre Deco e o CSP

O CSP e Deco passaram a estreitar laços graças ao atacante paraibano Tiquinho Soares, que defende o Olympiacos-GRE e tem passagem marcante pelo Porto-POR. O jogador foi revelado pelo clube paraibano e, atualmente, é agenciado por Deco. Graças a essa ligação, a compra foi discutida e efetivada.

Com esse suporte financeiro, o CSP quer quitar os salários do elenco e se manter na Primeira Divisão do Campeonato Paraibano. Reativar, a médio ou longo prazo, Sub-15 e Sub-17; investir na construção de campos para treinamento e, também, alojamentos para os atletas. Com isso, o clube projeta crescer, ainda mais, no cenário do estado e também manter-se em destaque na revelação de jovens valores.

Deco e o futebol nordestino

Como jogador, teve origem no futebol nordestino. No início de carreira, em 1997, foi emprestado pelo Corinthians para o CSA. Além do Barcelona e Porto, Deco também defendeu Chelsea e Fluminense. Naturalizado português, defendeu a Seleção de Portugal, nas Copas do Mundo de 2006 e 2010.
Atualmente, também agencia outros grandes jogadores brasileiros do futebol mundial; inclusive, da Seleção Brasileira.