A Confederação Brasileira de Desporto Escolar – CBDE – e o Governo do Estado do Rio de Janeiro realizarão entre os dias 09 e 11 de novembro, o torneio de natação dos Jogos escolares Brasileiros entre estudantes de 12 a 14 anos. Os JEBs têm por finalidade a participação dos estudantes-atletas brasileiros em atividades desportivas e a descoberta de novos talentos. A Paraiba vai com uma excelente seleção de natação, com atletas que vem se destacando em campeonatos brasileiros como foi em julho na cidade de Uberlândia – MG.
Pois é, mas apesar da boa fase de todos, os JEBs são completamente diferentes, por alguns motivos específicos. Por exemplo, várias provas não são oferecidas e por conta disso os nadadores se concentram nas eliminatórias, além que todos nadam contra todos. Para se ter uma ideia, dos três medalhistas infantis da Paraíba, apenas João Gabriel vai nadar sua principal prova (100m livre), todavia ele vai enfrentar atletas de 14 anos, pois o mesmo tem 13.
Nos JEBs não são oferecidas provas de 800 e 1500m livre, onde Jamal Barroso foi bronze em julho. Giovana Campos não vai nadar os seus 200m borboleta, e sim provas rápidas. Ou seja, todos os atletas terão que se adaptar para colher o seu melhor resultado.
Importante frisar que é nessa idade que os nadadores precisam testar, e por isso várias surpresas acontecem nesse torneio. Os JEBs dão essa oportunidade. Atletas de fundo terão que nadar provas rápidas em três dias. Além de tudo isso, os JEBs têm altíssimo nível, porque os melhores estão lá pelo um único motivo. Esse torneio é classificatório para o Sul-Americano Escolar, e todos sonham em representar o Brasil em qualquer torneio.
Além disso, é no JEBs que os atletas de natação interagem com os outros atletas de outras modalidades. É nos JEBs que percebe-se as rivalidades estaduais esportivas. É nos JEBs que atletas renomados estão prestigiando. Me lembro bem dos rostos de cada nadador, no ano passado, quando iam receber suas medalhas conquistadas por Ana Marcela Cunha, campeã mundial e olímpica.
A equipe de natação da Paraíba terá os técnicos Stefano e Leandro que farão um quebra cabeça para distribuir as provas dos nossos atletas. O governo da Paraíba está dando todo apoio aos nossos atletas, onde Ricardo Ambrósio será o chefe da delegação. Por isso, os JEBs são diferentes, e que todo atleta de ponta deve participar, porque é um campeonato gigante, quase uma mini olimpíada, mas que nesse torneio surgem e sempre aparecem grandes talentos e futuros ídolos do nosso esporte. Boa sorte aos nossos atletas. Brilhem e aproveitem.
Colégio Motiva
O colégio Motiva que sempre apoia o esporte, terá quatro atletas na seleção paraibana da natação. Giovana Campos, Sofia Gomes, Júlia Sousa e Nicolas Loures darão raça e suor nas piscinas do Rio de Janeiro. Parabéns ao coordenador de Esportes Eduardo Jorge e a técnica Talita Meira Leal.
Ponto fraco
Brigas políticas entre CBDA, COB e CBDE prejudicam apenas os nadadores. É preciso entender que a natação necessita revelar novos talentos, e os JEBs têm outro caminho. A CBDA não pode atrapalhar o torneio de natação e sim aprovar todos os tempos que ali forem conquistados. Refletir é preciso.