Pela primeira vez na história da Copa do Nordeste, não haverá representantes de João Pessoa e Campina Grande; os chamados “times grandes”.
Após as eliminações de Botafogo e Treze, o Sousa, atual campeão paraibano, será o único representante da Paraíba na fase de grupos da competição, isso porque garantiu a vaga devido haver conquistado o título estadual.
Nesta 2ª fase de pré-Copa do Nordeste, o adversário do Alvinegro pessoense foi o Moto Club, que saiu vencedor pelo placar de 1 x 0, no Almeidão. Já o desafio do Treze foi em Fortaleza, contra fortíssimo Ferroviário. O placar no PV foi de 2 x 0 para os mandantes. Desse modo, a dupla paraibana deu adeus à competição na última quarta-feira (8).
Com 19 participações, o Botafogo é o time do estado que mais disputou o Nordestão. No ranking geral, está atrás somente de Bahia e CRB; ambos com 21. Treze e Campinense têm, respectivamente, 10 e 7 participações. Já o Sousa, além da temporada atual, já esteve na fase de grupos em 2013 e 2022.
Por outro lado, o Campinense é o dono da melhor campanha entre os paraibanos. Em 2013, o Rubro-negro superou o ASA, na final, e se consagrou o único do estado a ser campeão do Nordeste.
Torcedores do Souza e a Campinense provocaram Botafogo e Treze, após a eliminação de ambos. Nas redes sociais, o Sousa usou um trecho da música “Tchau Tchau, Amor”, do cantor paraibano Ivan Peter, para glorificar o fato de ser o único do estado na fase de grupos. Já o Campinense, depois da derrota do conterrâneo de Campina Grande, escreveu: “Quando quiserem aprender a passar de fase, podem nos chamar. Aqui, a gente entende de Nordeste!”.
Sousa na Copa do Nordeste
O Sousa agora aguarda o sorteio da próxima fase, marcado para o dia 14, às 19h, para conhecer o caminho no Nordestão. Os outros oito campeões da região (Altos, América-RN, Vitória, CRB, Ceará, Confiança, Sport e Sampaio Corrêa), além de três times pelo ranking da CBF (Fortaleza, Náutico e Bahia) estão na disputa.
“Torcedores”
Após a partida Botafogo x Moto Club, houve briga, fora do estádio, entre torcidas “organizadas” do time pessoense.
A coisa foi pesada, com troca de fogos de artifício entre ambos, o que levou à prisão de alguns.
Pergunta-se:
E se o jogo fosse de torcida única? Será que não teria acontecido o mesmo?
Por isso, sempre fui contra essa falácia!