domingo, 7 de setembro de 2025

Sistema de disputa do Campeonato Paraibano da Segunda Divisão

22, agosto, 2025

A Federação Paraibana de Futebol acaba de divulgar o REC (Regulamento Específico da Competição) do campeonato paraibano da segunda divisão.

O que mais interessa ao torcedor, no documento, é, evidentemente, o sistema de disputa, que está no Capítulo IV, artigo 8º:

“CAPÍTULO IV

DO SISTEMA DE DISPUTA

Art. 8º – O Campeonato será disputado em quatro fases distintas e contínuas, denominadas Primeira Fase, Segunda Fase (Repescagem), Terceira fase (Semifinal) e Quarta Fase (Final), a saber:

Primeira Fase – Composta por 10 (dez) clubes distribuídos em 01 (um) único grupo conforme abaixo, onde os clubes se enfrentarão entre si no sistema de pontos corridos em jogos somente de ida, com os mandos de campo já sorteados na Sede da FPF. Ao final da Primeira Fase, os 2 (dois) melhores colocados se classificam direto para a Terceira Fase (Semifinal), e o terceiro ao sexto colocado se classificam para a Segunda Fase (Repescagem). GRUPO ÚNICO: ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA GUARABIRA, ATLÉTICO CAJAZEIRENSE DE DESPORTOS, CONFIANÇA ESPORTE CLUBE, CRUZEIRO ESPORTE CLUBE, GRÊMIO RECREATIVO SERRANO, MIRAMAR ESPORTE CLUBE, SABUGY FUTEBOL CLUBE, SÃO PAULO CRYSTAL FUTEBOL CLUBE, SOCIEDADE ESPORTIVA QUEIMADENSE, SPARTAX JOÃO PESSOA FUTEBOL CLUBE. Em caso de empate nos pontos ganhos entre os clubes na primeira fase, o desempate para efeito de classificação será definido observando-se os seguintes critérios nesta ordem: 1º) maior número de vitórias; 2º) maior saldo de gols; 3º) maior número de gols pró; 4°) menor número de cartões vermelhos recebidos; 5°) menor número de cartões amarelos recebidos; 6º) sorteio.

Segunda Fase – Repescagem. 3º Colocado x 6º Colocado Vencedor 1 4º Colocado x 5º Colocado Vencedor 2 Composta por 04 (quatro) clubes distribuídos em dois grupos que se enfrentarão em sistema eliminatório em jogo único, com o 3º e 4º colocado na Primeira Fase com a única vantagem de realizar a partida como mandante. O vencedor de cada grupo estará classificado para a Terceira Fase (Semifinal). Em caso de empate na partida entre os clubes na Segunda fase, o critério de desempate a indicar o clube vencedor dos confrontos serão aplicados desta maneira: 1º) cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board.

Terceira Fase – Semifinal. Composta por 4 (quatro) clubes distribuídos em 2 (dois) grupos que se enfrentarão em sistema eliminatório em jogos de ida e volta, conforme abaixo, com os clubes classificados em 1º e 2º colocado na 1ª Fase Classificatória com a única vantagem de realizar o segundo jogo como mandante, para definir os finalistas da Competição. Semifinal 1ª Colocado na 1ª Fase Classificatória x Vencedor 2 2ª Colocado na 1ª Fase Classificatória x Vencedor 1 Em caso de empate em pontos entre os clubes na Terceira fase, os critérios de desempate a indicar o clube vencedor dos confrontos serão aplicados nesta ordem: 1º) Maior saldo de gols; 2º) cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board.

Quarta Fase – Final. Composta por 2 (dois) clubes distribuídos em 1 (um) único grupo que se enfrentarão em jogo único, com o mando de campo da equipe de melhor campanha em toda a Competição (soma da pontuação da 1ª fase com a 3ª Fase), para definir o Campeão Paraibano da 2ª Divisão 2025. Em caso de empate na partida, o vencedor do confronto será definido através de cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board. § 2º – Os clubes campeão e vice-campeão, terão vagas asseguradas no Campeonato Paraibano da 1ª Divisão 2026. Em havendo desistência por quaisquer dessas equipes no prazo do REC, a vaga pertencerá à equipe imediatamente melhor classificada e assim, sucessivamente, se o impasse persistir. § 3º – Os dois últimos colocados ao final da Primeira Fase Classificatória serão rebaixados para a Terceira Divisão do Campeonato Paraibano de 2026. § 4º – O clube que faltar a partida programada na tabela perderá por W x O, ou seja, 3 x 0 para efeito de contagem de saldo de gols, e será punido com a exclusão do campeonato, como também punição administrativa de 02 (dois) anos sem participar do Campeonato Paraibano da 2ª Divisão, exceto em caso fortuito ou força maior.”.