Sobre o que aconteceu em 5 de agosto de 1585, na Paraíba
5, agosto, 2026
Sérgio Botelho – A vitória do plano de conquistar a Paraíba tem um de seus marcos mais expressivos assentado historicamente entre os dias 3 e 5 de agosto de 1585. Em março desse mesmo ano, a mais nova investida, comandada por Martim Leitão, não havia tido sucesso.
A expedição buscou salvar o Forte de São Felipe e São Tiago, à esquerda do rio Parahyba, erguido na expedição do espahol Diogo Flores Waldez, um ano antes, e até dividir tabajaras e potiguaras, mas nada deu certo.
Em junho, com Martim Leitão já em Pernambuco, o capitão espanhol Francisco de Castejón, alcaide da fortaleza, abandonou a posição, fustigado pela fome e pelos ataques potiguaras e franceses.
Porém, entre junho e julho, a relação entre os indígenas evoluiu para o conflito armado. Foi quando Piragibe, chefe tabajara, mandou emissários a Pernambuco com pedido de ajuda a Martim Leitão, resultando na vinda do ouvidor-mor João Tavares. Nem de longe era uma missão tão portentosa quanto as anteriores, a que, sob o comando de Tavares, chegou à Paraíba em 3 de agosto. Era formada apenas de 12 espanhóis, 8 portugueses e uma caravela, no entanto, tudo fortemente apetrechado.
Os tiros que deram foram suficientes para romper com um cerco, em curso, dos potiguaras sobre os tabajaras. Em dois dias, João Tavares firmou acordo com Piragibe, assinado em 5 de agosto, dia de Nossa Senhora das Neves, data historicamente estabelecida como de fundação da atual cidade de João Pessoa.
Na ocasião, as tropas ibéricas, agora reforçadas pelos tabajaras, se aquartelaram em um forte de madeira e esperaram pela vinda de Martim Leitão. Cerca de três meses depois, entra o capítulo da construção da cidade, iniciada em 4 de novembro, e a continuidade da peleja com o povo Potiguara, somente encerrada em 1599.
(Foto: Capa do Sumário das Armadas, ou História da Conquista da Paraíba, livro editado pelo Senado Federal, inteiro na Internet) *Sérgio Botelho, jornalista, escritor e memorialista. https://paraondeir.blog/o-5-de-agosto/