Quinta, 25, Fevereiro, 2021
banner

“Somos Muites: diversidades em cena” recebe propostas em vídeo para festival

20, janeiro, 2021

O Festival “Somos Muites: diversidades em Cena” está recebendo propostas em vídeo de trabalhos a serem realizados nas linguagens de circo, dança, performance e teatro. Serão selecionados 15 vídeos e os interessados devem mandar suas propostas até o dia 7 de fevereiro.

O formulário e todas as informações necessárias para efetuar a inscrição podem ser encontradas no site: www.cicloartescenicas.com

Segundo a organização do evento, as 15 propostas selecionadas deverão fazer parte da programação “Vozes em Cena”. Os vídeos contendo a proposta a ser trabalhada devem ter no mínimo três minutos e, no máximo, cinco minutos.

O Festival “Somos Muites: diversidades em cena” será realizado de 01 e 20 de março de 2021. Além das apresentações artísticas, que serão disponibilizadas ao público em formato virtual, o festival terá em sua programação uma série de Lives no espaço Vozes da Cena, onde artistas convidados abordarão temáticas relacionadas à produção artística.

Os participantes dos vídeos selecionados também irão participar do encontro Vozes em Movimento, um intercâmbio para discutir e compartilhar experiências sobre suas produções. Dessa forma o festival visa promover a formação, a reflexão e o debate sobre as Artes Cênicas da educação básica à atuação profissional.

O festival éorganizado pela equipe do Ciclo de Debates e Estudos em Artes Cênicas, com recursos da Lei nº 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), através do EDITAL nº 005/2020 do Fundo Municipal de Cultura – FMC/João Pessoa, visa integrar produções artísticas desenvolvidas nos segmentos da Educação Básica, do Ensino Superior e por Artistas da cidade de João Pessoa.

Ciclo de debates e estudos em artes cênicas

O Ciclo surgiu em 2018, no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, com intuito de fomentar discussões sobre temáticas das áreas das Artes Cênicas. Em 2019, numa parceria com o Mestrado Profissional em Artes Cênicas Prof-Artes (UFPB) e com o núcleo de Dança-Teatro do Programa Residência Pedagógica (UFPB/CAPES), o Ciclo se configurava em um espaço de diálogo, de compartilhamento de experiências e de afetos, numa tentativa de movimentar pensamentos e ações.

Em 2020, o III Ciclo de Debates e Estudos em Artes Cênicas se transformou em projeto de extensão e também se expandiu para o universo virtual, em função da pandemia que assolou o mundo. Neste novo formato tivemos encontros com professores, pesquisadores e artistas locais, nacionais e internacionais.

Neste ano de 2021, o Ciclo busca manter seu compromisso ao estimular o debate sobre temas das Artes Cênicas e também se reinventa em tempos de virtualidade realizando o Festival Somos Muites e criando outros lugares para entrelaçar diálogos.

banner