domingo, 5 de maio de 2024

Surge uma nova promessa

30, outubro, 2022

A Paraíba sempre teve a aptidão para revelar novos grandes nadadores. No Troféu Kako Caminha de 2022, surgiu Raycca Marielly Silva Ribeiro, nadadora de 11 anos, da categoria petiz I que simplesmente ganhou 5 ouros e 1 bronze. Atleta da Villa Olímpica Parahyba, Raycca tem como especialidade o nado livre, e conseguiu marcar 179 pontos com seu desempenho.

Raycca Marielly vem tendo bons desempenhos nos 100, 200 e 400m livre, além do nado medley. A nadadora mantém uma tradição de nadadores que iniciam bons desempenhos tanto nas provas curtas como nas longas no estilo livre. A Vila Olímpica vem apresentando bons nadadores de fundo, principalmente na equipe juvenil e agora surge Ryacca, no Petiz I.

O troféu Kako Caminha é sem dúvidas, o principal campeonato revelador de talentos do Norte-Nordeste. Foi aí que surgiram Kaio Márcio, Milena Paiva, Bia Santos, Duda Raposo, Daniel Azevedo, Giovana Campos e João Gabriel, todos paraibanos que fizeram e fazem sucesso na natação do cenário nacional e internacional.

Por isso, tamanha é a minha preocupação com o desempenho dos nadadores das categorias mirins e petiz, pois sem um bom trabalho aí, dificilmente manteremos a eficiência dos resultados atuais. Apesar do grande resultado de Ryacca, os clubes paraibanos deixaram a desejar no Kako Caminha deste ano. O atleta mirim Nycolas Kennedy conseguiu dois ouros e também se destacou.

Os clubes, FEAP e os colégios devem refletir os resultados da categoria mirim e petiz. Os Jogos Escolares Mirins podem também revelar talentos. Festivais fora do eixo João Pessoa e Campina Grande devem ser montados e planejados. Me lembro que um dos grandes nadadores paraibano saiu da cidade de Guarabira, Yure Quirino, com um trabalho de base realizado pelo técnico Leo Palmeira.

 É disso que a natação paraibana precisa. O fomento precisa acontecer nos Polos (Patos, Sousa, Cajazeiras, Guarabira e Monteiro) e nos colégios. Temos que multiplicar por 10 as Rayccas nas piscinas da Paraíba. A luta é grande, mas temos excelentes treinadores que podem garimpar talentos todos os dias.

JEBs

A Seleção Paraibana de Natação intensifica os treinos para os Jogos Escolares Brasileiros de 12 a 14 anos, que acontecerão nos dias 09 a 11 de novembro na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Sofia Gomes será umas das atletas que tentará trazer uma medalha para Paraíba.

Copa Pacífico

A Sejel acerta no apoio logístico dos atletas paraibanos convocados para a Seleção Brasileira Juvenil. A CBDA passa por grande crise financeira, mas o secretário Zezinho do Botafogo, juntamente com a senadora Daniela Ribeiro tentarão garantir a ida dos nossos atletas.