A natação de alto rendimento é um esporte fantástico, onde vários fatores influenciam para a melhora da performance do nadador. Hoje vamos falar dos tipos de treinos dos atletas competidores da natação. Um deles é o treino AN (anaeróbicos). AN é a quarta zona de treinamento, onde o atleta tenta manter o nado com pouquíssimo oxigênio. Alguns cuidados o treinador e atletas devem obedecer nesse circuito: Relação ao volume, frequência, idade e situação de saúde.
As séries de AN são utilizadas para trabalhar as reações do nosso corpo em situações de falta de oxigênio, pois compreendem nadar em altas velocidades, e por consequência, acima do limiar aeróbico, o que ocasiona a produção e o acúmulo de LACTATO.
A produção de LACTATO depende muito da quantidade de massa magra e cenário hormonal propício, por isso não é recomendada para as categorias MIRIM e PETIZ. Outras contra indicações são para atletas com arritmia, hipertensão e diabetes. Porem se controladas por medicamento e dentro de níveis normais a prática é considerada segura pela OMS (Organização Mundial de Saúde)
É considerado um treino em AN quando você está seguindo os seguintes parâmetros: frequência cardíaca acima de 180 batimentos, escala de Boeing acima de 18 e trabalhar em velocidade máxima ou de competição. Uma dica para saber se está em AN é a sensação de rigidez muscular, dificuldade de realizar os movimentos com precisão, náuseas e dor de cabeça. Não tem jeito, nenhum atleta melhora rendimento sem sofrer.
Os benefícios do Treino em AN são: Em relação ao LACTATO, melhora a velocidade de produção, a capacidade de produção e a resistência, aumenta a tolerância a dor e melhora a técnica de nado em altas velocidades, ou seja, nos finais de prova. Além disso o treino pode ser realizado pelo treinador de diversas formas, tais como, produção, tolerância e potência. É preciso entender que o treino AN é necessário que o atleta der seu máximo de eficiência, ou do contrário, o melhor é o treino ser abortado naquele dia. Vários treinadores relatam que não adianta dar tiros lentos, pois o objetivo anaeróbico não será atingido e ainda existe um risco de lesões.
Dessa forma, nenhum atleta de alto rendimento de natação baixará tempos e melhorar sua performance sem realizar treinamentos como esse. Por isso, o aspecto psicológico do atleta e o apoio da família são fundamentais no crescimento destes nadadores.
Natação na APCEF – PB
A natação na APCEF – PB, no altiplano Cabo Branco vem crescendo bastante. Sob a coordenação da eficiente e carismática professora Tereza Carmem a piscina semiolímpica do clube já vem promovendo destaques na base da natação. Parabéns a diretora do clube.
Torneio de Natação
Nos dias 12 e 13 de março, acontecerá o primeiro torneio de natação paraibano de clubes do ano. O evento será na Villa Olímpica Paraíba e promovido pela federação de esportes aquáticos da Paraíba. Vários atletas se preparam para esse torneio para dar um ponto de partida na temporada 2022.