Nos dias 29 e 30 de julho, a CBDA realizará o Torneio de Natação Interfederativo Norte-Nordeste de infantil a sênior na cidade de Aracajú-SE. O Troféu Dr. Milton Medeiros terá a participação de seleções estaduais convocadas por cada federação com possibilidade de 42 atletas por equipe.
A Paraíba não ficou de fora e dessa vez, com a possibilidade de levar o título. Essa afirmação não é demagogia, e sim por conta dos resultados do último norte nordeste e dos campeonatos brasileiros de inverno.
Há muito tempo a Paraíba tem apresentado atletas que vem medalhando nos brasileiros e em competições internacionais, como Daniel Azevedo (júnior I) e Giovana Campos (Infantil II). Importante destacar as medalhas obtidas por João Gabriel e Jamal Barroso aumentando o poder de fogo da nossa seleção paraibana.
Historicamente os Estados da Bahia e Pernambuco sempre dominaram os resultados deste campeonato, seguidos por Ceará, Pará e Amazonas. A Paraíba desta vez vai muito forte com a união dos atletas da Vila Parahyba e o Team ECCB-AcquaR1. Se os treinadores Stephano e Leandro conseguirem convergir a rivalidade entre clubes em união nas piscinas de Aracajú, nossa seleção vai sim buscar o pódio do campeonato e com isso buscar trazer o troféu.
A Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba – FEAP – sabe que esse trabalho dos clubes desde o mini-mirim até o petiz II são fundamentais para que os frutos sejam colhidos a médio e longo prazo. Muita coisa precisa ser melhorada na natação paraibana, como por exemplo, aumentar o número de praticantes do esporte na Paraíba. A construção de piscinas e o investimento em técnicos competentes também são fundamentais para o aumento de volume de nadadores competitivos. O SESI-SP fez isso há algum tempo e colheu os frutos no Campeonato Brasileiro de Inverno em Uberlândia-MG.
Creio que a Paraíba buscará esse troféu Milton Medeiros e se isso se concretizar, que sirva de combustível para que a Paraíba não caia no conforto, pois se manter no topo não é fácil. A natação é um esporte que exige investimentos e competência técnica. Atualmente temos grandes nadadores e técnicos, e isso não foi construído de uma hora para outra. Que aprendamos que o sucesso exige método, vontade e disciplina. Por isso precisamos exercer essas habilidade na direção da natação.
Troféu Walter Figueiredo
A principal competição Norte-Nordeste da Natação, de infantil a sênior será realizada na cidade de João Pessoa. A FEAP acerta em trazer esse campeonato no mês de setembro para a Vila Parahyba. Que seja mais um sucesso da nossa natação.
Jogos da Amizade
O Colégio Motiva sob a coordenação da técnica Talita Leal vem treinando forte na piscina do Motiva Oriental. A equipe composta de vários nadadores deve fazer bonito nos Jogos da Amizade, com a participação de colégios de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.