sexta-feira, 12 de junho de 2026

Uma Copa grande, mas não uma grande Copa

12, junho, 2026

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, tem afirmado que esta será uma grande Copa. Não! Será uma Copa Grande, mas não uma grande Copa.

A colocação do adjetivo numa frase é fundamental para definir o sentido dela. Uma grande Copa é uma Copa memorável, inesquecível; uma Copa grande é uma Copa longa, com muitos times, com é o caso desta.

O torneio deste ano tem recorde de seleções, mudanças nas regras e jogos em três países diferentes. As novidades são muitas, mas o que está manchando a imagem do evento são os gestos hostis de um dos anfitriões: os Estados Unidos. O árbitro somali Omar Artan foi impedido de entrar no país; a seleção de Senegal submetida a uma revista rigorosa quando desembarcou na Carolina do Norte; a Federação Iraniana acusa Washington de suspender a cota de ingressos para torcedores do Irã; e um dos principais jogadores da seleção do Iraque foi interrogado por mais de sete horas por autoridades americanas.

Os casos demonstram a política anti-imigração do governo Donald Trump.

FIFA ACOVARDADA

Tão imponente em outras Copas e irredutível em relação às sanções aplicadas à Rússia, devido à guerra conta a Ucrânia, Infantino se transformou num cordeirinho em relação às absurdas e inadmissíveis intromissões de Trump.

Conforme já se esperava, minimizou o que ele mesmo chamou de as três grandes questões às vésperas da Copa: seleção iraniana, o árbitro somali e os preços exorbitantes dos ingressos 

“Estou feliz que conseguimos trazer o Irã para jogar na Copa,” afirmou à imprensa, dizendo que a competição serve também para as pessoas esquecerem, por algum tempo, suas realidades.

Sobre os preços dos ingressos, o presidente da Fifa fez uma comparação com as entradas para os playoffs finais da NBA.

“O preço mais barato, de US$ 60, é mais baixo do que qualquer jogo de playoff de esportes americanos”, disse.

Em relação à suspensão dos ingressos a que o Irã tinha direito, ordenada por Trump, o mandatário da FIFA, estranhamente, silenciou.

Uma coisa é certa:

Essa será uma Copa grande, mas, com certeza, não uma grande Copa!