sexta-feira, 19 de abril de 2024
Saúde 31, maio, 2022

Começa vacinação com a dose de reforço para adolescentes a partir de 12 anos

thumb

A partir desta segunda-feira (30), o público entre 12 e 17 anos pode receber a dose de reforço (3ª dose) do imunizante que previne contra a Covid-19. A ampliação da campanha para este grupo segue a orientação do Ministério da Saúde (MS) e as vacinas estão disponíveis nos serviços de referência do município, sem a necessidade de agendamento.

“A recomendação veio por meio de nota técnica e já estamos repassando e orientando todos os profissionais das salas de vacinas da rede municipal e postos móveis, de como proceder com este público, que está apto a receber a dose do imunizante”, informou Fernando Virgolino, chefe da seção de imunização de João Pessoa. “A dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a segunda dose”, complementou.

Ainda de acordo com a recomendação, a vacina preferencial para a dose de reforço deve ser a da Pfizer, independentemente do imunizante usado anteriormente. Em caso de falta desta vacina, deve ser aplicada a Coronavac. No caso de adolescentes imunocomprometidos, deve ser usada somente a vacina da Pfizer. A mesma orientação é válida para gestantes e puérperas.

Documentação exigida – Crianças de 5 a 11 anos precisam levar Cartão SUS ou CPF, e comprovante de residência em João Pessoa. Crianças que tenham comorbidades ou deficiência também precisam apresentar laudo ou declaração médica que comprovem a doença. Para a segunda dose é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento com foto.

Para receber a primeira dose da vacina a partir dos 12 anos, é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. Já para a D2, D3 e D4, é necessário o cartão de vacinação e um documento pessoal com foto, além de comprovação documental para trabalhadores de saúde e laudo médico para imunossuprimidos.

Confira a relação dos postos de vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira (31):

Crianças a partir dos 5 anos (sem agendamento)

1ª dose: Pfizer

2ª dose: Pfizer (60 dias)

– Policlínicas (Mandacaru, Cristo, Mangabeira e das Praias) – 8h às 16h

– Centro Municipal de Imunizações (Torre) – 8h às 16h

Crianças de 6 a 11 anos (sem agendamento)

1ª dose: Coronavac

2ª dose: Coronavac (28 dias)

– Salas de vacinas nas USFs* – 8h às 11h

– Mangabeira Shopping (pedestre) – 8h às 16h

A partir de 12 anos (sem agendamento)

1ª dose: 12+

2ª dose: Janssen, Coronavac (28 dias), Astrazeneca (90 dias) e Pfizer (60 dias)

3ª dose: 12+ (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 28 dias da 2ª dose); e trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose)

4ª dose: imunossuprimidos (após 120 dias da 3ª dose)

– Salas de vacinas nas USFs*– 8h às 11h

– Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá) – 8h às 12h

– Mangabeira Shopping (drive) – 8h às 22h

– Mangabeira Shopping (pedestres) – 18h às 22h

Idosos 60+ (sem agendamento)

– Salas de vacinas nas USFs* – 8h às 11h

– Mangabeira Shopping (drive) – 8h às 22h

*exceção das USFs (Cruz das Armas IV, Bessa, Mandacaru VII, Ipês, Viver Bem, Torre Integrada, Alto do Mateus I, Vieira Diniz, Rangel I, Rosa de Fátima, Roger III, Alto do Céu II, Timbó I e Costa e Silva)

  • Fonte – SECOM-JP

    Foto – Arquivo/Secom