Em ano de eleições municipais, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), iniciou 2024 tocando fogo em 2026.
Em entrevista ao Frente a Frente (TV Arapuan), o deputado foi taxativo: não tem interesse em figurar, na vaga de vice, em uma possível chapa a ser e cabeçada pelo vice-governador Lucas Ribeiro (Progressistas).
Lucas é candidato natural à reeleição com o governador João Azevêdo saindo para disputar um mandato eletivo ou não. Aliados, a exemplo de Galdino, tem defendido que o socialista não abra mão de concluir o mandato.
O sonho de Galdino, e ele não esconde sempre que perguntado, é disputar 2026 na cabeça de chapa ou até mesmo o Senado. Nesse último caso, o presidente do Republicanos, deputado federal Hugo Motta, está no páreo.
Na aliança formada para 2022, e que se mantém até o momento, se não cabem dois Ribeiro, certamente não caberá dois do Republicanos.
Em uma eventual chapa de Lucas, não quer. Mas, se for de outro candidato, a situação muda. No caso, o nome do secretário de Infraestrutura do estado, Deusdete Queiroga, é o defendido pelo presidente da Casa Epitacio Pessoa.
“Falo por mim. Eu não me contentaria com a vice de Lucas, não tenho essa vontade. Tive vontade de ser vice de João, mas como tínhamos um acordo com Efraim [Filho], não queria voltar atrás, pois o homem tem que ter palavra”, disse.
Galdino afirmou que Lucas pertence a um grupo e nesse eventual cenário, restariam poucos espaços para uma futura acomodação dos partidos aliados.
Sobre Deusdete, o deputado afirmou que o secretário tem habilidade política, é bem-quisto pela Assembleia e não possui grupo, o que renderia uma capacidade maior de abrir mais espaços para as legendas.
Fonte – Blog Sony Lacerda