Quarta, 06, Julho, 2022
Saúde 29, abril, 2022

‘Dia D’ de vacinação contra gripe e sarampo tem abertura oficial no sábado, no Shopping Mangabeira

thumb

A Prefeitura de João Pessoa irá disponibilizar mais de 100 postos de vacinação, neste sábado (30), das 8h às 16h, para o ‘Dia D’ de Mobilização Nacional de Vacinação contra a gripe e o sarampo. A abertura da campanha no município ocorre às 8h no estacionamento do Shopping Mangabeira. Porém, nesta sexta-feira (29), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, abre oficialmente a campanha na Paraíba, em evento a partir das 13h no Busto de Tamandaré.

Para Influenza, a vacinação já foi ampliada para todos os grupos prioritários. Já contra o sarampo, a campanha segue para trabalhadores da saúde e crianças a partir dos seis meses de idade e menores de 5 anos. “Esta é uma grande mobilização que envolve cerca de 600 profissionais de saúde distribuídos em mais de 100 postos de vacinação em João Pessoa. A ação acontece também no Centro Municipal de Imunização e nas Policlínicas Municipais, que estarão recebendo a população das 8h às 12h”, explicou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

As campanhas de vacinação são um importante chamamento para garantir uma ampla assistência preventiva e criar um bloqueio vacinal contra doenças que estão em circulação e podem agravar, evoluindo para o óbito.

“A população deve compreender que comprovadamente a vacinação é uma forma eficaz na prevenção de doenças, a exemplo da varíola e da poliomielite, que foram erradicadas. Resultado este reflexo da eficiência e alcance das campanhas de vacinação e controle por meio do Programa Nacional de Imunização, que atua de forma ampla para o não retorno e controle das doenças”, ressaltou Fernando Virgolino sobre a importância de manter o cartão de vacina de todas as faixas etárias atualizado.

Grupos de risco para gripe – Fazem parte do grupo prioritário as pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, portuários, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).

Documentação – Para vacinação é necessário levar, além do cartão de vacina, os documentos comprobatórios de cada grupo. Os profissionais que se enquadram na ampliação dos grupos prioritários deverão apresentar documento de identificação com foto e comprovante (declaração, carteira do conselho de classe ou contracheque) de vínculo com a empresa ou instituição onde atua. Já pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico.

Visita técnica – Representantes do Ministério da Saúde participaram, nesta quinta-feira (28), de uma reunião na Secretaria de Saúde de João Pessoa e fizeram uma visita técnica a Central de Imunobiológico – Rede de Frio Municipal.

“Observar essa parceria entre o Município e o Governo Federal para manutenção dessa logística e, consequentemente, a garantia da assistência contínua à população e nos deixa seguros quanto aos recursos que são investidos anualmente nesse serviço”, ressaltou Patrícia Glovac, representante do Ministério da Saúde.

Locais para vacinação:

Sexta-feira (29) – abertura oficial da Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo

Local: Busto de Tamandaré – Praia de Tambaú

Horário: a partir das 13h


Sábado (30): 
‘Dia D’ de Mobilização Nacional de Vacinação

8h às 16h

– Estacionamento do Shopping Mangabeira (pedestres e drive thru)


8h às 12h

 Centro Municipal de Imunização (CMI) – Av. Rui Barbosa, Torre;

– Unidades de saúde da família (USF);

– Policlínicas Municipais de Saúde;

De segunda a sexta-feira, as pessoas poderão procurar a unidade de saúde da família (USF) mais próxima de casa para se imunizar e atualizar o cartão de vacinação.

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP