quarta-feira, 22 de maio de 2024
Política 17, agosto, 2023

Em Brasília, prefeitos pedem ajuda à bancada para liberar recursos

thumb

Em Brasília para discutir a crise nos municípios, prefeitos paraibanos se reuniram com parte da bancada federal para pedir apoio na liberação de recursos que estariam travados, além da queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios e reforma tributária.

Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais, prefeitos pressionam os parlamentares por recursos que garantem não apenas obras, mas votos.

A queda de arrecadação do ICMS e o pagamento de piso salarial da enfermagem também entraram na pauta. O encontro foi articulado pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup). 

A reunião contou com as presenças da senadora Daniella Ribeiro, presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, do senador Veneziano Vital do Rego, e os deputados federais Wilson Santiago, Hugo Motta, Aguinaldo Ribeiro, Ruy Carneiro, Damião Feliciano, líder da bancada, Murilo Galdino, Mersinho Lucena e Cabo Gilberto Silva.

O presidente da Famup, George Coelho, pediu a bancada federal apoio nas demandas mais urgentes da Paraíba. “Precisamos restabelecer e garantir o pagamento na saúde e demais áreas. E principalmente, da aprovação dos projetos no Congresso Nacional”, disse. 

“Os municípios têm recebido muitas responsabilidades nos últimos anos e isso tem onerado o orçamento dos municípios, principalmente os mais carentes. Portanto, precisamos solucionar o repasse das emendas, porque não justifica uma emenda impositiva ainda não ter sido paga. Além disso, precisamos aprovar a PEC da Arrecadação e corrigir essas perdas”, disse o deputado Wilson Santiago.

Fonte – Blog Sony Lacerda